Home Campinas e RMC Campinas Ataque em Campinas ocorre em meio a debate para flexibilizar Estatuto do Desarmamento

Ataque em Campinas ocorre em meio a debate para flexibilizar Estatuto do Desarmamento

3 min read
Comentários desativados em Ataque em Campinas ocorre em meio a debate para flexibilizar Estatuto do Desarmamento
0
11

Arma usada por atirador tinha numeração raspada

Thiago Herdy

12/12/2018 – 04:30 / 12/12/2018 – 13:58

Atirador com arma em punho Foto: Reprodução Atirador com arma em punho Foto: Reprodução

CAMPINAS — A pistola calibre 9 milímetros usada por Euler Fernandes Grandolpho, o atirador da Catedral Metropoiltana de Campinas, tinha numeração raspada, de acordo com o delegado José Henrique Ventura, responsável pela investigação.

— É um armamento de uso restrito das Forças Armadas e da polícia. Como a numeração estava raspada, não foi possível identificar a origem. Vamos investigar.

Grandolpho também portava um revólver calibre 38, que não chegou a ser usado.

O ataque ocorre a 20 dias da posse do presidente eleito, Jair Bolsonaro, eleito com discurso de defesa da revisão do Estatuto do Desarmamento. Aliados do presidente eleito tratam como prioridade pautar a mudança no Congresso já no primeiro semestre do próximo ano.

Após o ataque, o senador eleito Major Olímpio (PSL-SP), um dos principais conselheiros de Bolsonaro no Parlamento, voltou a defender a revisão do estatuto , que, para ele, fortalece os criminosos.

— Nós lamentamos a tragédia, mas a arma dele era legal? Ele tinha porte de arma? As armas envolvidas em crimes quase que a sua totalidade são armas ilegais — disse Olímpio. — Decidiu-se que retirando a condição da legítima defesa do cidadão, iria proporcionar um equilíbrio da sociedade. De forma nenhuma. O que se fez foi o empoderamento dos criminosos. Flexibilizar o estatuto é estabelecer regras de controle. Não é descontrole de armas não.

Para Michelle Ramos, assessora especial do Instituto Igarapé, o caso revela a importância de se debater os limites ao armamento:

— É um brutal lembrete sobre a discussão do controle de armas. Uma das armas (que o atirador usou) é de uso restrito às Forças Armadas. A marcação da munição e estabelecer os critérios de acesso são fundamentais — disse à GloboNews.

Load More Related Articles
Load More By redação
Load More In Campinas
Comments are closed.

Check Also

Eu quero rir com você até que nós fiquemos velhinhas

Amizades são uma parte importante da vida, pois algo é dito que os amigos são como a famíl…