Home Campinas e RMC Campinas Atirador de Campinas é enterrado com música, padre e pedido de perdão

Atirador de Campinas é enterrado com música, padre e pedido de perdão

5 min read
Comentários desativados em Atirador de Campinas é enterrado com música, padre e pedido de perdão
0
14

Em uma cerimônia reservada, cerca de 50 familiares e amigos acompanharam na tarde desta quarta-feira (12) o velório e enterro de Euler Fernando Grandolpho, 49, que um dia antes se matou após ter assassinado a tiros cinco pessoas na catedral de Campinas. A cerimônia no Cemitério Parque Flamboyant ocorreu entre pedidos de “infinita misericórdia de Deus”, cantos e rezas católicas.

Durante as orações, o padre Antônio Geraldo, da paróquia Cura D’Ars (frequentada pelo pai de Euler) evitou falar sobre o crime, mas usou passagens da Bíblia para enfatizar o perdão dos pecados e a fragilidade humana. 

“Se formos nos deter apenas para o fato acontecido ontem [terça-feira], nós mergulhamos na mais completa desesperança. Na angústia, na dor, e até nas sombras da morte”, disse, ao lado do pai do atirador, Eder, que, muito abalado, limitou-se a agradecer por duas vezes a presença de amigos e parentes ao enterro. 

“Perdoai senhor todos os pecados e acolhei sua alma, levando à presença do Altíssimo”, pediu o religioso, antes de convocar os presentes a fazer um coro de “Jesus é Nosso Pastor” e “Segura na Mão de Deus”. Seguidas das rezas do Pai Nosso e da Ave-Maria. 

Os brados, ditos inclusive no momento do sepultamento, se alternavam com o silêncio absoluto —ainda em choque, os parentes evitavam comentar as circunstâncias da morte. A cerimônia foi fechada à imprensa, e a segurança na porta do cemitério foi reforçada. 

Euler não era católico, não frequentava a igreja e se suicidou, atitude vista como pecado pela religião cristã. O padre, porém, disse que Deus perdoa a todos e que o caso remete à “complexidade da natureza humana, da psicologia humana”.

De acordo com uma amiga de infância que preferiu não se identificar, há cerca de quatro anos Euler ouvia vozes, tinha alucinações e foi diagnosticado com esquizofrenia, além da depressão. Por isso, segundo ela, ele teria surtado e entrado disparando contra os fiéis na catedral da cidade. 

“Com certeza [Deus] não se esconde num coração marcado pelo pecado, porque esse não era o coração de Euler. Tenho certeza que a misericórdia de Deus já alcançou esse filho”, afirmou ainda o padre.

Um dia antes, em entrevista à Folha, uma ex-namorada de Euler disse que o único ponto fora da curva no comportamento de Euler era que ele externava ódio pela Igreja Católica. Isso porque o pai, cristão fervoroso, passava muito tempo na igreja, fazendo trabalho voluntário. “Ele dizia que o pai ficava sempre enfiado dentro da igreja ‘ajudando pobre’, que ‘dentro de casa não varre um chão’”, disse a escrevente Rita Franco, 46.

Rita afirmou que, embora Euler demonstrasse ódio pela religião, ela nunca achou que o sentimento dele “fosse atingir essa dimensão“. Foi, no entanto, em 2004 o seu último contato com ele. “Não sei o que aconteceu nesse meio-tempo”, disse.

Load More Related Articles
Load More By redação
Load More In Campinas
Comments are closed.

Check Also

Eu quero rir com você até que nós fiquemos velhinhas

Amizades são uma parte importante da vida, pois algo é dito que os amigos são como a famíl…