Campinas sai na frente do Santo André na final do Paulista de basquete

O Campinas derrotou o Santo André (Foto: Divulgação/FPB)

O Vera Cruz Campinas fez valer o fator casa e saiu na frente do Santo André/Apaba na final do Campeonato Paulista de basquete feminino. Jogando no AAPP Paineiras, a equipe campineira sofreu no primeiro set, mas virou o placar e venceu a primeira partida da decisão por 67 a 57.

Com um duplo-duplo, contabilizado com 13 pontos e 10 rebotes, a pivô Gilmara Justino foi um dos destaques do Campinas, assim como a armadora Meli Gretter, que foi a cestinha do embate ao somar 14 pontos, além de oito assistências. Pelo lado andreense, a pivô Izabela Morais também obteve um duplo-duplo (12 pontos e 10 rebotes), mas não conseguiu evitar a derrota de sua equipe.

Mesmo com a vitória ao final do duelo, o Campinas sofreu no primeiro quarto. Diante de um Santo André eficiente no ataque e organizado na defesa, a equipe da casa perdeu o período inicial por oito pontos de diferença. No entanto, deu o troco no segundo quarto, virou a partida e garantiu um triunfo por 28 a 27 no tempo inicial.

Na volta do intervalo, as donas da casa mantiveram o ritmo da segunda parcial e colocaram 10 pontos de vantagem. Com tamanha supremacia do rival, o Santo André pouco pôde fazer e saiu derrotado por 67 a 57 na primeira partida final da Paulista.

Caso vença o segundo jogo da série melhor de três, programada para a próxima sexta-feira, às 19 horas (de Brasília), no Ginásio Parque Celso Daniel, o Campinas garante o título. Se der Santo André, será necessário o terceiro jogo para decidir o campeão.


Flamengo faz 102 pontos e vence clássico diante do Botafogo no NBB

Franca bate Cordoba e larga na frente na decisão da Liga Sul-Americana

No comando do Vasco, Bial reencontra Basquete Cearense em duelo pelo NBB