Home Campinas e RMC Campinas Campinas teve 32 feminicídios nos últimos 5 anos, aponta boletim

Campinas teve 32 feminicídios nos últimos 5 anos, aponta boletim

3 min read
Comentários desativados em Campinas teve 32 feminicídios nos últimos 5 anos, aponta boletim
0
11

Boletim Sisnov foi divulgado nesta segunda-feira (10) em Campinas

Ao menos 32 mulheres foram mortas em Campinas, com o registro de feminicídio, nos últimos cinco anos, de acordo com o boletim Sisnov (Sistema de Notificação de Violências), da Prefeitura de Campinas. O relatório de 2018 foi divulgado nesta segunda-feira (10), e destacou pela primeira vez o feminicídio, crime de ódio baseado no gênero.

Do total de mortes registradas como feminicídio e relatadas à Secretaria de Saúde de Campinas, 12 correspondem à violência física, cinco à violência sexual e cinco à violência psicológica. Os outros dez casos não tiveram as causas esclarecidas.

Além do número de feminicídios, o Sisnov traz o número de 2.360 mulheres que sofreram algum tipo de violência entre 2013 e 2017 (período levantado) em Campinas.

Entre as vítimas de violência nesse período, foram identificados 801 casos praticados pelo marido ou namorado – 61%. A maior parte (83%) relata o espancamento como principal forma de agressão. Em seguida vem a ameaça (33%), seguida de enforcamento (11%).

A maior parte das mulheres cujo registro de violência aparecem no boletim Sisnov têm entre 20 a 59 anos. A maior parte delas (com 188 casos) ocorreu na região noroeste da cidade, onde estão os distritos do Campo Grande e Ouro Verde.

OS CASOS

Os dois casos mais recentes de feminicídio na cidade ocorreram em outubro, em um intervalo de menos de um dia.

O primeiro ocorreu no dia 13 de outubro, quando o sargento da Polícia Militar do 8º Batalhão de Campinas Ricardo Luiz de Sá, 34 anos, estrangulou sua ex-mulher, Fernanda Martins da Costa Sá, 33, e se matou em seguida no Jardim Esperança, em Campinas.

O segundo caso foi no dia 14, quando Camila Souza, de 24 anos, foi morta em sua casa, na Vila Georgina, em Campinas. Ela foi atingida por uma facada no peito – o principal suspeito era o namorado dela.

Load More Related Articles
Load More By redação
Load More In Campinas
Comments are closed.

Check Also

Eu quero rir com você até que nós fiquemos velhinhas

Amizades são uma parte importante da vida, pois algo é dito que os amigos são como a famíl…