Home Campinas e RMC Campinas Série de furtos provoca insegurança em comércios do Cambuí, em Campinas

Série de furtos provoca insegurança em comércios do Cambuí, em Campinas

7 min read
Comentários desativados em Série de furtos provoca insegurança em comércios do Cambuí, em Campinas
0
8
Comerciantes denunciam série de furtos no Cambuí, em Campinas

Comerciantes denunciam série de furtos no Cambuí, em Campinas

Uma série de furtos ocorridos nos últimos 20 dias no Cambuí, em Campinas (SP), provoca insegurança em comerciantes. Segundo apurou a EPTV, entre os alvos de ladrões neste período estão uma loja de calçados, um salão de beleza, uma clínica odontológica e uma obra. O estado, por outro lado, defende ações e diz que houve redução de crimes na cidade (veja íntegra abaixo).

O primeiro crime ocorreu em uma construção. “O caminhão teve que ficar na obra, no outro dia a gente chegou de manhã, eles tinham levado a bateria e outros pertences do caminhoneiro. Prejuízo para a empresa de perfuração foi de uns R$ 5 mil”, afirma o empresário Pablo Barrozo.

Com medo de outros prejuízos, ele conta que precisou adiantar a chegada de um baú no terreno, para deixar trancados produtos e equipamentos. “A gente sempre faz uma casinha, mas agora com a ação do bandido, teve que adiantar e trazer um baú”, conta.

Série de furtos ocorre no Cambuí desde fim de dezembro — Foto: Reprodução / EPTVSérie de furtos ocorre no Cambuí desde fim de dezembro — Foto: Reprodução / EPTV

Série de furtos ocorre no Cambuí desde fim de dezembro — Foto: Reprodução / EPTV

Depois de furtar a obra, os ladrões pularam o muro e arrombaram a janela do escritório de um salão de beleza e fizeram um arrastão no local. “Dois armários cheios de produtos, levaram todos os rádios que tinham aqui. O que coube nas mãos, eles levaram. Jogaram as coisas no chão e deixaram sujeira para a gente limpar”, conta o empresário Fábio Mariuzzo sobre o crime.

O dono do salão planeja aumentar o muro, já instalou holofotes de LED e os cachorros de casa ficarão no endereço comercial, na tentativa de coibir novas ações. “O Cambuí é um bairro que a gente costuma dizer que é um shopping de céu aberto e nós temos um grupo com mais de 250 comerciantes, e o pessoal muito unido. A gente troca informações”, complementa Mariuzzo.

Violência

Alguns casos foram registrados por câmeras de monitoramento instaladas na região (veja vídeo). Em uma das imagens, é possível ver o momento em que os suspeitos usam uma pedra para quebrar a porta de vidro de uma loja onde são vendidos calçados.

“Inauguramos por volta de 12 de dezembro, quase um mês aberto e acontece isso […] A gente espera que possa ter uma segurança reforçada, que a polícia possa ter mais atenção”, lamenta o lojista Marcelo Mandetta. O vídeo mostra que o trio de ladrões tentou evitar as gravações.

Já na clínica odontológica, os ladrões danificaram uma TV que é parafusada na parede. Além disso, levaram um bebedouro e deixaram um vazamento de água no imóvel. Em uma das fugas, eles tiveram apoio de um motorista, em um carro na cor branca.

Ladrão durante furto em clínica odontológica de Campinas — Foto: Reprodução / EPTVLadrão durante furto em clínica odontológica de Campinas — Foto: Reprodução / EPTV

Ladrão durante furto em clínica odontológica de Campinas — Foto: Reprodução / EPTV

O que será feito?

Em nota, a Secretaria da Segurança Pública do estado (SSP) informou que a Polícia Militar faz operações constantes na região e intensifica as ações quando necessário, por meio de programas como a Força Tática, Rocam, Policiamento Comunitário e Radiopatrulhamento.

Além disso, a assessoria da pasta alegou que o trabalho preventivo, aliado à atuação da Polícia Civil nas investigações, reduziu em 4,5% os furtos na cidade entre janeiro e novembro do ano passado.

“Juntas, as polícias prenderam 3.305 pessoas em flagrante, recuperaram 2.936 veículos e apreenderam 364 armas ilegais das ruas do município em igual período”, diz texto.

Load More Related Articles
Load More By redação
Load More In Campinas
Comments are closed.

Check Also

Letícia Lima dispensa comparação com namorada de Ana Carolina: ‘Mais sororidade’

Letícia explica término com Ana Carolina Também por meio do seu Instagram, a atriz falou s…