Escola municipal é alvo de vandalismo e incêndio criminoso em Vinhedo

Escola municipal é alvo de vandalismo e incêndio durante a madrugada em Vinhedo

Escola municipal é alvo de vandalismo e incêndio durante a madrugada em Vinhedo

A Escola Municipal Professor André Franco Montoro foi alvo de vandalismo na madrugada deste sábado (21) no bairro Capela, em Vinhedo (SP). Além de pichações e materiais danificados, um incêndio foi registrado no local.

A ação aconteceu por volta das 4h e foi registrada por uma câmeras de segurança da escola. No vídeo, é possível ver quando um homem invade a escola depois de pular o muro e também o alambrado que cerca o pátio. Ela invade o prédio por meio da porta do almoxarifado.

Depois ele sai com uma lata de tinta e começa a pintar o chão do pátio, escrevendo a sigla de uma facção criminosa que atua dentro e fora dos presídios. Em seguida ele volta para dentro do prédio e inicia o incêndio.

Câmera gravou ação de criminoso em escola de Vinhedo — Foto: Reprodução/EPTVCâmera gravou ação de criminoso em escola de Vinhedo — Foto: Reprodução/EPTV

Câmera gravou ação de criminoso em escola de Vinhedo — Foto: Reprodução/EPTV

De acordo com o boletim de ocorrência do caso, guardas municipais foram acionados após denúncia de vandalismo, mas quando chegaram à escola já encontraram o Corpo de Bombeiros apagando o fogo em uma sala onde estavam tintas e outros materiais inflamáveis. Ainda segundo o boletim, não foi possível precisar se alguma objetivo havia sido furtado.

A Polícia Civil investiga o caso, mas até esta publicação, ninguém havia sido preso.

Além de destruir o cômodo, as chamas também derreteram parte do forro que cobre o pátio. Até o teto e as paredes da cantina foram atingidos. Por sorte, a biblioteca da escola, que fica atrás do almoxarifado, não foi queimada.

“Nessa biblioteca nós temos mais de mil livros, e aí seria realmente um prejuízo cultural muito grande, se tivesse, o fogo, atingido a biblioteca. Graças a Deus, o vizinho avisou, o bombeiro esteve presente e rapidamente conseguiu apagar esse fogo aí”, diz o secretário municipal de Educação, Gilberto Lorenzon.

Biblioteca não foi atingida em incêndio — Foto: Reprodução/EPTVBiblioteca não foi atingida em incêndio — Foto: Reprodução/EPTV

Biblioteca não foi atingida em incêndio — Foto: Reprodução/EPTV

O secretário garante, no entanto, que as aulas dos quase 900 alunos do ensino fundamental e da educação de jovens e adultos não serão prejudicadas.

“Porque, na verdade, o retorno das aulas é dia 1º de agosto. Vamos arrumar a escola nesse período”, explica.

Ele registrou a ocorrência por dano ao patrimônio, mas diz que ainda não tem noção do prejuízo, que é muito mais social do que financeiro.

“É aquela velha história, quem põe fogo em um prédio em que um filho dessa pessoa pode estar estudando, um irmão, um primo, talvez pode pôr fogo em hospital, pode pôr fogo em outras coisas que é um bem que é dele mesmo. Quem está usando é a própria comunidade. Isso nos entristece profundamente”, lamenta Lorenzon.

Escola municipal é alvo de vandalismo e incêndio criminoso em Vinhedo — Foto: Reprodução/EPTVEscola municipal é alvo de vandalismo e incêndio criminoso em Vinhedo — Foto: Reprodução/EPTV

Escola municipal é alvo de vandalismo e incêndio criminoso em Vinhedo — Foto: Reprodução/EPTV