Abrasel RMC busca fortalecer setor de bares e restaurantes na região de Campinas

Abrasel RMC busca fortalecer setor de bares e restaurantes na região de Campinas

Nesta quinta-feira, 23 de agosto, ocorreu no Royal Palm Hall, em Campinas, o lançamento oficial e posse da diretoria da Abrasel RMC, braço regional da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes, com a presença de várias autoridades, incluindo o prefeito Jonas Donizette e secretário de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo, André von Zuben. A entidade chega para trabalhar pelo fortalecimento de um setor que reúne cerca de 6 mil empresas, gera 46 mil empregos diretos e movimenta mais de R$ 100 milhões por mês na região.

Gilson Gomes de Oliveira, que integra o conselho de administração, explicou que a entidade nasceu de forma espontânea, a partir de um pequeno grupo de empresários que se reuniu em um aplicativo de mensagens para debater sobre a categoria. Ao longo do tempo, mais profissionais passaram a participar e a partir daí surgiu a ideia de procurar a Abrasel São Paulo. Criada oficialmente no mês de maio, a Abrasel RMC já conta com cerca de 200 associados, ainda em fase de oficialização da adesão, e reúne em seus conselhos empresários de grande representatividade local.

Segundo Matheus Mason, presidente do conselho de administração, um dos grandes objetivos da entidade é trabalhar em prol da alimentação fora do lar. “Temos vários objetivos em pauta, como a geração de emprego e renda, a simplificação do empreendedorismo, que muitas vezes é prejudicado por legislações complexas, além da atração de visitantes para a cidade e região e o fomento à RMC como polo gastronômico”, afirmou.

Ele ainda explica que sua gestão terá como pilares o relacionamento com o poder público e iniciativas privadas, o fortalecimento regional, para que os empresários saibam que possuem uma associação que luta por suas causas, e a gestão empresarial, para que bares e restaurantes capacitem seus colaboradores em busca de maior profissionalização. “Uma de nossas bandeiras diz respeito a legislações que venham prejudicar nosso setor. Queremos trabalhar em uma relação de ‘ganha-ganha’, na qual a população esteja satisfeita, com mais conforto em bares e restaurantes, melhoria no ambiente de negócios, geração de empregos e economia forte para a região”, acrescenta.

Entre as iniciativas que já estão sendo colocadas em prática está o lançamento do movimento “Simplifica Campinas”, que terá como base a elaboração de uma pauta de propostas para a simplificação e regramento do segmento a ser encaminhada ao poder público. Entre os diversos pontos que serão sugeridos na proposta, estão questões como a simplificação dos processos de concessão do alvará de funcionamento, mais transparência nos procedimentos de fiscalização, por exemplo, além de sugestões práticas para o regramento das atividades.

Como ponto de partida do projeto, a Abrasel RMC acaba de realizar uma pesquisa com empresários que aponta as maiores preocupações do setor. As dificuldades com obtenção de alvarás e vigência dos mesmos (citada por 32% dos ouvidos); legislação desnecessária ou redundante, descolada da realidade (11%); impostos e taxas (11%) e a falta de infraestrutura e investimento urbano para o fomento do crescimento econômico da cidade e do setor (11%) foram os quatro itens mais citados. Também foram mencionados pontos como custos e fiscalização de publicidade nas fachadas, preocupação com fiscalização considerada excessiva e punitiva e questões trabalhistas, entre outros.

Outro levantamento importante já realizado pela entidade entre o empresariado local foca especificamente projetos de lei que restrinjam drasticamente os horários de funcionamento dos bares e restaurantes. “Um bar aberto durante a madrugada gera empregos, movimenta o turismo, além de ser um ‘ponto de luz’ para a população que anda com muita insegurança pelas ruas”, afirma o presidente executivo nacional da organização, Paulo Solmucci Júnior.

Diretoria da Abrasel RMC:

Conselho de administração

Matheus Mason– Restaurante Benedito – Presidente
Renato Higa – Casa do Yakissoba
Gilson Gomes de Oliveira – Outback Steakhouse
Rúdigar Sampaio – Abraccio Cucina Italiana
Junior Cabrino – Churrascaria Montana Grill
Erick Alsaro – Duo Bruschetteria

Suplentes do conselho de administração

Sergio de Simone – Colonial Grill
Felipe Sagioro – El Tambo
Henrique Nucci – Clube Nashville
Benedito Pereira – Jesuíno Restaurante

Conselho fiscal

José Ferreira Júnior – Cantina Fellini
André Mandetta – Bar Candreva
Junior Pattaro– Empório do Nono e Espósito Pizzeria

Suplentes do conselho fiscal

Alexandre Lichti – Pizza Hut
Fred Simioni– Estação Mogiana
Vasco Moretti Filho – Cenário Churrascaria

Fonte: com informações da assessoria de imprensa