3ª Corrida e Caminhada do Café leva mil pessoas à histórica Fazenda Santa Elisa, centro experimental do IAC

3ª Corrida e Caminhada do Café leva mil pessoas à histórica Fazenda Santa Elisa, centro experimental do IAC

A 3ª edição da Corrida e Caminhada do Café realizada na manhã de domingo, 5 de agosto, na histórica Fazenda Santa Elisa, principal centro experimental do Instituto Agronômico de Campinas (IAC), reuniu cerca de mil pessoas – entre corredores, caminhantes, acompanhantes e convidados, de acordo com o professor Ali El-Khatib, idealizador do evento.

Além da competição esportiva para os atletas que participam da corrida e da prática de vida saudável com a caminhada para adultos e crianças, o evento busca mostrar a importância do café na história do país e na atualidade, como uma bebida saudável. Diversas atividades artísticas, culturais, turísticas e com informações à população ocorreram na manhã do evento.

Nos seis quilômetros do percurso dentro da Fazenda Santa Elisa, os participantes puderam percorrer e conhecer um pouco mais da história e da importância da cultura cafeeira na região de Campinas e no Brasil, como o Centro de Café Alcides Carvalho e plantações experimentais de café. Esse centro experimental começou a ser formado em 8 de fevereiro de 1892, quando foi instalado o campo de demonstração do IAC em terras da então ‘Chácara Santa Elisa’.

A madrinha da Corrida do Café é a pentacampeã do heptatlo, Conceição Geremias, um dos maiores nomes do atletismo feminino, com três participações em olimpíadas. Ela nasceuno local, onde aos 13 anos começou a dar os primeiros passos no esporte. Sexta filha de uma família de oito irmãos, Conceição Geremias recorda-se que morou com os pais na Fazenda Santa Elisa até por volta de 1977.

Vencedores

Na classificação da Corrida de 6K, masculino, os cinco primeiros colocados, com seus respectivos tempos foram 1º – Matheus Felipe da Silva (25 min. e 26 seg); 2º – Adiodato Gomes Filho (25 min. e 49 seg.); 3º – Magno Eduardo de Moraes (26 min. e 48 seg.); 4º – Pedro Clementino Bezerra Júnior (27 min. e 12 seg.) e 5º – Claiton Cesar de Souza (27 min. e 32 seg.). No feminino, as cinco primeiras foram: 1ª – Carolina Furriela (28 min. e 32 seg.); 2ª Jéssica Aparecida Barbosa de Lima (33 min. e 44 seg.); 3ª – Maria Isabel da Silva (34 min. 11 seg.); 4ª – Silvia Aparecida Pereira Devolio Drummond (34 min. e 21 seg.) e 5ª – Tatianne Yamaguchi (34 min. e 34 seg.).

A realização é do Instituto Jerusalém do Brasil e Campinas Café Festival, com correalização da Prefeitura de Campinas, Instituto Agronômico de Campinas, Unicamp e Câmara de Comércio Árabe Brasileira, além de várias instituições e marcas apoiadoras.

Fonte: assessoria de imprensa

Veja abaixo galeria de fotos:

Av. Theodureto de Almeida Camargo, 1500 – Vila Nova

Fechado