Inaugurado novo hotel do mais abrangente complexo de eventos do Brasil, o Royal Palm Campinas

Inaugurado novo hotel do mais abrangente complexo de eventos do Brasil, o Royal Palm Campinas

Foi inaugurado na sexta-feira, dia 10 de agosto, o hotel Royal Palm Tower – Anhanguera, nova unidade que compõe agora o mais abrangente complexo de eventos do Brasil, em Campinas, formado ainda pelo tradicional Royal Palm Plaza Resort, pelo Centro de Convenções Royal Palm Hall _recém-inaugurado e que traz o maior ballroom do país, com capacidade para até 5 mil pessoas em auditório_, e pelo futuro Hotel Contemporâneo (a ser inaugurado no início de 2019) e o Mall (galeria de lojas e praça de alimentação, com previsão de abertura entre final de 2019 e início de 2020).

O jantar de inauguração ocorreu no salão do hotel, que é o segundo maior em hotéis de Campinas, e contou com cerca de 350 convidados, entre investidores, autoridades, com a presença do prefeito, Jonas Donizette, o vice, Henrique Magalhães Teixeira, vários secretários, como André von Zuben, da pasta do Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo, além da imprensa. O evento ainda teve show da Família Lima.

O hotel entra em operação a partir desta terça-feira, dia 14 de agosto. De categoria upper midscale (quatro estrelas de categoria superior), possui 226 unidades habitacionais, sendo seis suítes e 220 apartamentos, e caracteriza-se como condo-hotel. Possui o segundo maior salão de eventos em hotéis de Campinas, o salão Anhanguera, com 670 m², capacidade para até 600 pessoas em auditório, 400 em banquetes, e pode ser subdividido em três módulos. O grande salão de eventos é outra característica apontada pelo grupo que visa aumentar a sinergia com o Centro de Convenções e permitir eventos interligados.

O bar e o restaurante do hotel, o Amati (buffet especializado na culinária italiana), com 250 lugares, fica estrategicamente localizado na passagem ao Centro de Convenções e promete se tornar um dos pontos de encontro dos eventos do complexo. A gastronomia é assinada por Alexandre Kachan, chef de cozinha com experiência internacional. O hotel conta ainda com área de lazer e fitness center na cobertura.

Centro de Convenções com o maior ballroom do Brasil

O novo hotel integra o grande complexo de eventos do grupo, com destaque para o salão Monumental do Centro de Convenções Royal Palm Hall, que tem 4.500 m2 e capacidade para cinco mil pessoas em auditório e 3.500 em refeições, sendo o maior ballroom do Brasil. Em formato para show, a capacidade chega até nove mil pessoas. Todo o Centro de Convenções, que foi inaugurado em junho deste ano, traz 44 mil m² de área construída, com 51 espaços de eventos destinados para os mais diversos formatos e 13.500 m² de salas e foyers.

De acordo com o diretor executivo do Grupo Royal Palm Plaza & Resorts, Antonio Dias, na contramão da crise, o empreendimento deverá movimentar a economia do setor, proporcionando um crescimento aos mercados de eventos, hotelaria e turismo, atendendo uma demanda do segmento que tinha uma carência no Brasil por uma grande estrutura, completa, flexível e com logística privilegiada, uma vez que está localizado ao lado das rodovias Anhanguera e Santos Dumont, com fácil acesso ao aeroporto de Viracopos.

“É um Centro de Convenções para vários produtos, podendo receber eventos simultâneos, com necessidades técnicas específicas. Conseguimos atender o que o cliente precisa. Não existe um complexo no Brasil com todas essas características, com três categorias de hotéis e toda a infraestrutura”, afirma Antonio Dias.

Tanto que já são 27 eventos agendados para este segundo semestre de 2018, 20 em negociação e cerca de 50 em fase de cotações, com o primeiro semestre de 2019 já com poucas datas disponíveis, e ainda já em concorrência com espaços no exterior para eventos internacionais.

Construído numa parceria entre os grupos Royal Palm Hotels & Resorts e a incorporadora OR Empreendimentos Imobiliários, o complexo recebeu investimentos da ordem de R$ 600 milhões, considerando ainda o Hotel Contemporâneo e o Mall (galeria de lojas e praça de alimentação).

“O empreendimento reflete a busca por projetos diferenciados e que possam contribuir com o desenvolvimento socioeconômico da cidade. Pela sua localização, dimensão, relevância e diversidade de negócios, o complexo Royal Campinas se configura como marco de desenvolvimento, consolidando a região como polo de turismo de negócios”, acrescenta Bruno Scacchetti, diretor-superintendente da OR.

Até agora já foram gerados cerca de 300 empregos diretos somente no Royal Palm Tower e Centro de Convenções, mas a capacidade é de atingir 1400 empregos com o pleno funcionamento de todo o complexo, incluindo o Royal Palm Plaza Resort, um dos mais tradicionais resorts brasileiros, com 500 apartamentos.

Infraestrutura para a cidade

Como contrapartida para aprovação de todo complexo, a prefeitura de Campinas exigiu uma série de investimentos em infraestrutura para a cidade, que totalizaram R$ 28 milhões de investimento por parte do Royal Palm Hotels & Resorts e a incorporadora OR Empreendimentos Imobiliários. Foram realizadas aberturas e recapeamento de ruas, construção de rotatória, ciclovia, plantio de mudas, novas tubulações de água e esgoto, sinalização viária no bairro Nova Europa, e, a maior obra, o viaduto Armindo Dias, inaugurado no mês de julho, homenageando o fundador do grupo Arcel, Armindo Dias.