Aprendizes de instrumentos de madeira e percussão abrem Terças Musicais

Apresentação será realizada, nesta terça-feira (17/04), às 18h, no Centro de Educação Musical, Jardim Santa Cândida

Os aprendizes de madeira e percussão demonstrarão seus talentos nas audições informais na próxima terça-feira (17/04), às 18h, pelo projeto Terças Musicais, realizado pela Prefeitura de Hortolândia. A iniciativa busca analisar a evolução obtida pelos alunos na sala de aula. A atividade será na sala Maestro Eleazar de Carvalho, dentro do Centro de Educação Musical, localizado na rua Vicente Palhão, s/n, Jardim Santa Cândida. 

O projeto tem como objetivo promover a interação social com os demais alunos do Centro de Educação de Música Municipal de Hortolândia, fortalecer o domínio e controle emocional no desenvolvimento técnico musical, influenciando diretamente na maturidade durante apresentação ao público. 

A escolha do repertório e do instrumento será livre para cada aprendiz que poderá solicitar aos monitores, com antecedência, se tocará durante a apresentação de maneira solo, duo, trio ou em grupo.

A audiência informal será acompanha por familiares e professores do Centro de Educação de Música Municipal de Hortolândia. 

SOBRE OS INSTRUMENTOS

Madeira

Os instrumentos de madeira são constituídos pela família do sopro que produzem os sons do clarinete, requinta, saxofone, oboé, fagote (paleta), flauta, flautin/picollo (arestas). Embora sejam chamados de madeira, nem todos instrumentos são feitos deste material. Fazem parte desses grupo também instrumentos de metais.

Percussão

Já os instrumentos de percussão podem ser reconhecidos por meio de sons de impacto, raspagem ou agitação. A percussão possui a maior parte dos instrumentos. Os sons são emitidos pelos caxixi, ganzá, maracas, chocalhos, reco-reco, xerequê, entre outros.   

Fonte: Prefeitura de Hortolândia