Curso ensina como realizar primeiros socorros em idosos

Curso ensina como realizar primeiros socorros em idosos

Ação, em parceria com o SAMU, acontecerá nesta sexta-feira (20/10) no CCMI Remanso Campineiro 

Para prestar atendimento adequado às pessoas da Terceira Idade, a Prefeitura oferece, nesta sexta-feira (20/10), curso de primeiros socorros para agentes da Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social. A ação será às 14h no CCMI (Centro de Convivência da Melhor Idade) do Remanso Campineiro. Participarão do curso entre 20 a 25 agentes dos CCMIs do Jd. Amanda e do Remanso Campineiro e dos quatro CRAS (Centros de Referência em Assistência Social). O curso será ministrado por um profissional do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) de Hortolândia.

Como os idosos estão mais expostos a sofrer algum tipo de acidente devido à idade, o secretário-adjunto de Inclusão e Desenvolvimento Social, Rogério Mion, destaca que o curso visa capacitar os agentes para prestar os primeiros socorros de maneira correta quando houver necessidade. “Com o curso, eles estarão aptos a lidar com acidentes que podem ocorrer com os idosos no dia a dia”, explica Mion.

No curso, que será teórico e prático, os agentes aprenderão os procedimentos de reanimação cardiopulmonar, manobra de desengasgo, como proceder em casos de convulsão, desmaio e quedas. Além disso, haverá também simulação de afogamento, técnica para retirar a pessoa da água e como identificar o grau de afogamento.