Força-tarefa da Prefeitura notifica descarte irregular em 300 imóveis

Força-tarefa da Prefeitura notifica descarte irregular em 300 imóveis

Ação “De Olho na Agenda Verde”, da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, vistoriou bairros na região da Vila Real, por onde o Mutirão de Limpeza e Zeladoria já passou

 

Uma força-tarefa com 20 servidores da Prefeitura, identificados com bonés e camisetas, fiscalizou, no sábado (26/08), sete bairros na região da Vila Real, a fim de checar como estão os locais por onde o Mutirão de Limpeza e Zeladoria já passou. O objetivo dos integrantes da ação “De Olho na Agenda Verde” é verificar se a população aderiu à proposta de contribuir com uma cidade mais limpa, cuidada e saudável, com a participação de todos. Entre os bairros vistoriados estão Vila Real, Vila Real Continuação, Vila Real Santista, Orestes Ôngaro, Chácaras Recreio Alvorada,  Vila São Pedro e Jd. das Colinas. Lá, a equipe encontrou 300 imóveis onde havia descarte irregular de resíduos, principalmente entulhos, e acúmulo de material de construção sobre a calçada, impedindo ou dificultando a circulação de pessoas.

Os imóveis foram notificados por escrito pelos agentes da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e têm até o dia dois de setembro para regularizar a situação. O descarte ilegal de resíduos é crime ambiental e pode resultar em multas que variam de R$ 160,43 até R$ 32.068, 00. Denúncias de descarte irregular podem ser feitas por meio do aplicativo Whatsapp (19) 99976-1840.

Além de notificar, durante a ação, os agendes distribuem panfletos de orientação. O impresso informa que a cidade dispõe de locais apropriados para descarte de entulhos e recicláveis, como os PEVs (Pontos de Entrega Voluntária de Entulhos e outros materiais recicláveis) e os LEVs (Locais de Entrega Voluntária de Recicláveis). No folder, o principal lembrete é “A Prefeitura fez a parte dela. Agora, chegou a sua vez”.

A ação de alerta e fiscalização integra o Mutirão de Limpeza e Zeladoria, que leva ações de remoção de entulhos e outros resíduos, limpeza de bueiros, combate ao mosquito Aedes aegypti e sinalização de vias, dentre outras, a diversos bairros de Hortolândia, atendidos por região. 

Agenda Verde

Desde março deste ano, a Prefeitura de Hortolândia recolheu mais de 9 mil toneladas de entulhos e materiais sem serventia, em 77 bairros por onde a Agende Verde passou. A Operação Cata-Bagulho atendeu cerca de 56 mil residências nas regiões do Jd. Rosolen, Jd. Amanda, Jd. Nova Hortolândia e Central. Após a conclusão da quinta etapa, que acontece na região do Jd. Nova Europa, a Prefeitura terá beneficiado 99 bairros.

A ação envolve nove secretarias municipais e promove atividades integradas de retirada de entulhos e materiais sem serventia, por meio da Operação Cata-Bagulho; palestras de educação ambiental; ações de mobilidade urbana; combate às queimadas; fiscalização, dentre outras. A quinta etapa do mutirão acontece na região do Jd. Nova Europa.

Veja o que você pode fazer para deixar Hortolândia mais limpa e saudável:

  • Não armazene material de construção na calçada, mantendo-a limpa;
  • Não acumule lixo ou materiais sem uso, como pneus velhos, latas e móveis inutilizados;
  • Não jogue lixo ou entulho em terrenos baldios, ruas, avenidas e praças.