População aprova novos ônibus do transporte municipal

População aprova novos ônibus do transporte municipal

Veículos estão em circulação desde terça-feira (05/12); outros dez chegarão à cidade ainda neste mês

 

A chegada de cinco veículos mais novos à frota de transporte coletivo urbano de Hortolândia agradou os usuários do sistema municipal. Os novos ônibus começaram a circular na noite de terça-feira (05/12), quando foram entregues pela Viação Lira à Prefeitura de Hortolândia e, desde então, trazem diversos benefícios à população, como viagens mais confortáveis, mais assentos e elevador para cadeirante. Os ônibus também estão equipados com catraca que aceita os cartões integrados como forma de pagamento da passagem. Até o final deste ano, outros 10 ônibus substituirão outros veículos antigos, ampliando as vantagens oferecidas aos usuários.

Nos pontos de ônibus e no Terminal Metropolitano do Jd. Amanda, os ônibus novos chamam a atenção pelo visual moderno. Os veículos, na cor cinza, também têm tamanho maior do que os antigos, que eram vermelhos. “Eu percebi que o ônibus era diferente. Viajei no que partiu do Jd. Amanda até o Terminal e achei muito mais confortável”, disse o profissional autônomo Cleber da Silva Benedito Pinto, de 27 anos, que mora no Jd. Firenze.

De acordo com informações da Secretaria de Mobilidade Urbana, os veículos recém-chegados foram fabricados em 2014, portanto, são oito anos mais novos do que os que estavam em circulação. Os ônibus possuem tecnologia moderna, que consome menor combustível e polui menos o ar, sem que isso represente queda no rendimento do veículo.

Outro diferencial é o tamanho dos ônibus: 12,6 metros, 2,8 metros à mais do que os ônibus que saíram de circulação. Essa metragem possibilitou o aumento de 12 assentos, incluindo lugar para cadeirante. “Gostei de saber que tem ônibus novos na cidade. Estes assentos a mais estavam fazendo falta”, disse a estudante Vanessa Caroline Lucena de Souza, de 17 anos, moradora do Jd. Malta.

A chegada dos cinco novos ônibus faz parte dos investimentos do município na reestruturação e modernização do transporte público municipal. Hortolândia conta com 36 ônibus urbanos, sendo quatro reservas e 32 em circulação. Estes veículos fazem o transporte de passageiros em 18 linhas.

Os cinco novos ônibus já estão em circulação. Dois atendem as linhas 3.32 (Centro/Jd. Amanda), 3.42 (Centro/Jd. Nova América). Os demais se revezam entre os outros trajetos. Nas linhas do Jd. Amanda e Jd. Nova América, os ônibus estão iluminados com lâmpadas LED, que conferem o clima natalino ao transporte público municipal. “Os ônibus representam uma melhor prestação de serviço aos usuários de transporte coletivo urbano, que contam com veículos mais novos, modernos e confortáveis”, destaca o secretário de Mobilidade Urbana, Atílio André Pereira.

“Estamos entrando em um novo momento no transporte público municipal de Hortolândia. Estamos oferecendo à população cinco ônibus mais novos, com visual também novo. Esses veículos aceitam o uso do cartão integrado, evitando o uso do dinheiro para maior segurança de todos. Vamos garantir maior conforto para a população que passará a usar um transporte com no máximo dois anos de uso. Buscamos também respeitar os horários e implantamos o cartão do transporte do idoso. Esses são os primeiros passos para a modernização total do transporte”, observa o prefeito Angelo Perugini.