Prefeitura paga quinta parcela da reposição salarial aos servidores

Prefeitura paga quinta parcela da reposição salarial aos servidores

Trabalhadores terão acréscimo de 3,79% no salário neste mês

Nesta quarta-feira (31/01), a Prefeitura de Hortolândia pagará aos servidores municipais a quinta parcela do acordo de reposição salarial referente aos anos de 1998 a 2004. O acréscimo de 3,79% nos salários beneficiará cerca de 5 mil trabalhadores. Aposentados e pensionistas do Hortoprev (Instituto de Previdência Municipal de Hortolândia) também  receberão a reposição. 

Para o período de 1998 a 2004 foi calculada uma perda salarial de 25%, dividida em seis parcelas anuais de 3,79%. A última vence em janeiro de 2019.  

 Para pagar a quinta parcela de reposição salarial, a Prefeitura vai investir, por mês, cerca de  R$ 498.075,54, resultando num montante anual de R$ 5.976.906,40, sem contar os encargos sociais.

“O prefeito Angelo Perugini valoriza e respeita os servidores municipais. Por isso, mesmo diante da crise econômica, a Administração mantém os salários dos trabalhadores em dia, antecipou o 13° salário, e vai cumprir o acordo de reposição salarial garantindo o acréscimo de 3,79% nos vencimentos do servidor neste mês”, disse a secretária de Administração e Gestão de Pessoal, Ieda Manzano de Oliveira.

DIREITOS RESPEITADOS DESDE 2005

Em seus governos anteriores, o prefeito Angelo Peruguni devolveu aos servidores direitos retirados no passado: reposição anual dos salários (em 2005, os trabalhadores municipais estavam há 10 anos sem reajuste), cesta básica, vale-transporte, plano de saúde. Também foi no governo Perugini que a Prefeitura implantou o Plano de Carreira, que será retomado com a participação dos servidores, e criou a Escola de Gestão para garantir formação aos trabalhadores. 

Em maio de 2017, data base da categoria, a Administração concedeu reajuste salarial de 4,56% aos trabalhadores pagando integralmente. Além de manter os salários dos servidores em dia, pagou adiantado a 1ª e 2ª parcela do Décimo Terceiro. Também fez o pagamento da quarta parcela do acordo de reposição salarial em janeiro/2017.

Para entender as necessidades dos servidores municipais, e de forma conjunta, trabalhar itens como retomada do plano de carreira, aposentadoria segura, formação continuada, política habitacional, promoção da saúde, segurança no trabalho, dentre outros, em dezembro de 2017, a Prefeitura e o Hortoprev iniciaram o censo dos servidores. A previsão para encerrar o censo com todos os trabalhadores é fevereiro deste ano.