Prefeitura retira entulho do Ribeirão Jacuba para evitar enchente

Prefeitura retira entulho do Ribeirão Jacuba para evitar enchente

Durante a ação, realizada na região central, operários encontraram entulho, madeira e pneus descartados irregularmente

 

Para evitar enchente causada pelo acúmulo de lixo e entulho descartados irregularmente no leito do Ribeirão Jacuba, a Prefeitura de Hortolândia, por meio do Departamento de Serviços Urbanos, realizou, nesta sexta-feira (16/2), o trabalho de desobstrução do rio. A ação aconteceu na altura da rua Rosa Maestrello, próximo à linha férrea, na região central. O serviço evita o entupimento de bueiros e da tubulação da rede de águas pluviais, responsáveis pelo escoamento da água da chuva até o Jacuba. Durante o trabalho, operários retiraram do local materiais como madeira, pneus, capacete e todo tipo de entulho. 

“O acúmulo destes materiais no leito do rio causam entupimento das redes essenciais para o escoamento correto da água trazendo enchentes, principalmente neste período chuvoso, onde o fluxo da água é maior. A força desta água também arrasta materiais descartados em outros pontos e eles acabam aglomerados neste trecho do ribeirão. Além de todos estes problemas, a ação causa o mau cheiro no local”, explica o gerente de manutenção do Departamento de Serviços Urbanos, Domingos Pereira Filho.

O descarte irregular de lixo e entulho em vias, terrenos e espaços públicos é crime ambiental. A multa varia de R$ 160,43 a R$ 32.068,00 .  A população pode denunciar o infrator, por meio do telefone (19) 999761840. A Prefeitura oferece locais gratuitos para o descarte correto de entulho e recicláveis. 

 “Ao descartar regularmente os materiais nos PEV’s e LEV’s distribuídos nas cinco regiões da cidade, a população mantém Hortolândia limpa e saudável, afastando foco de doenças e contribuindo com a saúde e o bem estar de todos”, observa o diretor do Departamento de Serviços Urbanos, Renato Sarto.

O que são PEV’s ?

Espaços públicos cercados, com zeladoria e caçambas para triagem seletiva de resíduos, os PEVs integram o Sigah (Sistema Integrado de Gestão Ambiental de Hortolândia), criado em 2012, no segundo mandato do prefeito Angelo Perugini.

O que são LEV’s?

São contêineres para coleta seletiva de resíduos sólidos que funcionam no sistema “Drive Thru”. Para descartar os materiais recicláveis, basta encostar o carro e depositar os itens nos coletores indicados: papel (azul), metal (amarelo), plástico (vermelho) e vidro (verde). Ciclistas e pedestres também podem utilizar o serviço.

No LEV é permitido depositar materiais recicláveis como papel, papelão, vidro, garrafas PET, isopor, latas e embalagens em geral. É proibido colocar lâmpada, entulho, madeiras, lixo orgânico, animais mortos e resíduos da saúde (hospitais, farmácias, entre outros).

Os LEVs chegam para complementar a função dos PEVs. A diferença entre eles é que os contêineres de coleta seletiva são mais compactos e não recebem materiais volumosos, nem entulhos.

Os contêineres dos LEVs funcionam de modo contínuo, em qualquer horário do dia ou da noite. Os PEVs também funcionam diariamente, mas em horários determinados: das 8h às 12h e das 13h às 18h.

Veja onde funcionam os LEVs:

 

> LEV Jd Rosolen

Rua Marcelina Ramos Meira (Próximo ao Santander)

 

> LEV Jd. Amanda

Rua Casemiro de Abreu (Próximo ao Centro Cultural)

 

> LEV Centro

Rua Antônio Bernardes, no Remanso Campineiro (próximo à praça em frente à Emeief Zenaide F. De Lira Seorlin)

 

>LEV Nossa Senhora de Fátima

Emeb (Escola Municipal de Educação Básica) Josias Macedo da Silva

 

Confira abaixo o endereço dos PEVs:

 

>PEV 1 – Auxiliadora

Rua Antônio João de Amorim, esquina com a Rua Sebastiana Oliveira da Silva

 

> PEV 2 – Adelaide

Rua Paulo Roberto Soares (Antiga 9), esquina com a Rua Benedito Macedo

 

> PEV 3 – Parque Gabriel

Avenida Joaquim Martarolli, 2005

 

> PEV 4 – Interlagos

Rua Rio Tapajós (Antiga Rua 5)

 

>PEV 5 – Vila Real

Rua Orlando Cavalcante, esquina com a Rua Joaquim Gregório de Moraes

 

> PEV 6 – Jardim Amanda

Rua Augusto dos Anjos, s/n

 

> PEV 7 – Orestes Ongaro

Rua Rio Pardo (Antiga 13), nº 50