Prefeitura treina GMs para atender ocorrências com animais

Prefeitura treina GMs para atender ocorrências com animais

Capacitação envolve 20 guardas municipais

A Prefeitura continua, na próxima quarta-feira (22/11), a capacitação sobre maus tratos a animais para a Guarda Municipal. A ação é uma parceria entre o DPBEA (Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal), órgão da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, e a Secretaria de Segurança. A atividade será ministrada pela coordenação da UVZ (Unidade de Vigilância e Zoonoses), órgão da Secretaria de Saúde. Participam da capacitação cerca de 20 guardas municipais.

O objetivo, explica a secretária-adjunta de Meio Ambiente, Eliane Nascimento, é capacitar os GMs para atender adequadamente chamadas e ocorrências que envolvam animais domésticos e silvestres. “Além de ajudar a população nesses casos, os guardas também garantirão a integridade física dos animais que, ao serem resgatados, deverão ser encaminhados aos órgãos competentes”, salienta.

A secretária-adjunta de Segurança, Adriana Carvalho, destaca que a ação é importante para unificar as ações das duas secretarias. “Vamos padronizar procedimentos e protocolos que os guardas deverão seguir quando forem atender ocorrências desse tipo. Isso é necessário, uma vez que recebemos uma quantidade expressiva de denúncias de maus tratos, principalmente a animais domésticos”, ressalta.

Uma turma de GMs já recebeu o treinamento no dia 13 de novembro.