Home Notícias Brasil Curto-circuito em ar condicionado causou incêndio no Museu Nacional (Foto: Foto: Agência Brasil)

Curto-circuito em ar condicionado causou incêndio no Museu Nacional (Foto: Foto: Agência Brasil)

2 min read
Comentários desativados em Curto-circuito em ar condicionado causou incêndio no Museu Nacional (Foto: Foto: Agência Brasil)
0
49

A investigação da Polícia Federal aponta que um curto-circuito causado pelo superaquecimento em um aparelho de ar condicionado foi a causa do incêndio no Museu Nacional, no Rio, em setembro do ano passado.

Segundo o laudo pericial, o fogo destruiu a maior parte do acervo de 12 mil itens, danificando uma de suas principais peças, o crânio de Luzia. O fóssil, de 12 mil anos, é um dos mais antigos das Américas e mudou as teorias sobre o povoamento do continente. A investigação, até o momento, descarta que o incêndio tenha sido criminoso.

O jornal O Estado de São Paulo teve acesso a trechos do laudo que será um dos elementos que a PF vai levar em consideração para concluir o inquérito aberto sobre o caso. A expectativa é de que o relatório final seja entregue em até duas semanas. Além do laudo, o delegado responsável pela apuração levará em consideração outras provas colhidas, como depoimentos.

Para investigar os motivos do incêndio, a PF designou peritos de diferentes especialidades, entre eles um especialista em incêndios originários de instalações elétricas, três especialistas em incêndios de grandes proporções, dois peritos treinados para reconstituição em 3D e outros dois profissionais especializados em perícia em “local de crime”.

Embora o incêndio não tenha resultado em mortes, os investigadores apuraram se o local tinha condições mínimas de segurança, como sinalização de rotas de fuga.

Load More Related Articles
Load More By redação
Load More In Brasil
Comments are closed.

Check Also

Prefeitura de Vinhedo prossegue com as obras de reforma do Centro de Excelência Esportiva

Prefeitura de Vinhedo prossegue com as obras de reforma do Centro de Excelência Esportiva …