“Sábado do bem” marca o segundo dia da Festa do Peão de Americana

Na arena, Americana realiza o desafio em prol ao Hospital de Câncer de Barretos. Celso Freitas, diretor do Clube dos Cavaleiros de Americana até 2016, recebe uma justa e emocionante homenagem

A noite de sábado (10) prometia fortes emoções. E assim, Americana deu sequência as festividades de sua 31ª edição com casa cheia, shows e muitas provas esportivas.

Uma causa nobre foi levada à arena. O ‘Desafio do Bem’, montaria especial para angariar fundos ao Hospital de Câncer de Barretos, parceiro do evento, envolveu técnica, habilidade, sensibilidade e muita coragem. Afinal, o desafio foi no estilo ‘Traia Cheia’, com Tietê, burro invicto desde 2009. Tertuliano Pereira, de 37 anos, aceitou a batalha. Mas, ‘Tietê’ provou que a fama de invencível não é por acaso. Foram apenas 4,6 segundos sobre o lombo do animal. “Ele é um burro muito malandro. Cada dia pula de um jeito, por isso é difícil estuda-lo. Mas, o importante mesmo é que eu pude participar de uma causa tão importante da forma que eu sei, que é dentro da arena”, disse Tertuliano.

Até o dia 18 de junho, bandanas cor de rosa estarão sendo vendidas no recinto. O dinheiro será revertido integralmente à entidade.

Nas provas cronometradas, Rafaela Fortunato foi o nome dos três tambores. Primeira a entrar na pista, deu um verdadeiro show! No ‘ST Gabiroba’, ela voou baixou e marcou o menor tempo da noite, 17,226. Jéssica Guido, no ‘Blond Top Firewater’ fez o segundo menor tempo, 17,664. Na terceira posição, Giovanna Morato Fagundes, no ‘Alana Ta Fame’ e 17,748.

A classificação para a final ficou assim:

1) Rafaela Fortunato: 34,842
2) Jessica Aparecida Menegão: 35,320
3) Jéssica Guido: 35,357

Em seguida, os paratletas deram uma demonstração de como o animal é importante na recuperação e na reabilitação dos movimentos. Sobre os cavalos, eles percorreram o trajeto dos três tambores, dando um exemplo de garra e deixando uma mensagem que, ‘com vontade, tudo é possível’.

O team penning foi eletrizante! O trio formado por Índio, Afrísio Figueiredo e Pedro Bala conquistou o menor tempo, 15.891. Em segundo, Rafinha Arcanjo, Índio e Afrísio Figueiredo com 18.326 e, em terceiro, Edson Oliveira, Dú Balmer e Carlinhos Hosler com 19.873.

Na modalidade mirim, Leonardo, Matheus e Luiza ficaram com a primeira posição com tempo de 33,353, seguidos por João Vitor Bia e Luiza, com 41.626. “A Festa do Peão de Americana é uma grande incentivadora das modalidades mirins, pois este é o nosso futuro, o futuro do esporte. São eles que irão continuar a levar a cultura e a tradição sertaneja. Por isso, fazemos questão de trazê-los nesta arena, que para muitos atletas é um sonho e, para eles, uma realidade”, explica Beto Lahr, presidente do Clube dos Cavaleiros.

Na montaria em burros estilo ‘Traia Cheia’, Danival Rodrigues manteve o favoritismo da primeira noite e levou a maior nota, 68. A segunda posição ficou com Luis Fernando Gerônimo, 38 e, a terceira, com Jonas Sales, 25.

No segundo round da Professional Bull Riders (PBR), José Vitor Leme, o ‘Vitinho’, líder do ranking nacional, foi o melhor da noite. No ‘Copa do Mundo’ ele somou 88 pontos, a maior. O touro, juntamente com ‘Japonês da Federal’, recebeu a maior nota, 44.

Logo atrás, encostado, a segunda posição ficou Rafael Henrique dos Santos, no ‘Babado Forte’ e 87,50. Em terceiro, o empate de Edmilson Gonçalves no ‘Suspense’ e Fernando Henrique Novais no ‘Baila Comigo’, ambos com 86,25.

Justa Homenagem
Antes de iniciar o espetáculo pirotécnico, a organização da Festa do Peão exibiu um vídeo em homenagem ao diretor do Clube dos Cavaleiros, Celso Freitas, falecido em 2016. No filme, o presidente Beto Lahr e os diretores falaram sobre os anos de convivência com Celso. Visivelmente emocionados, lembraram fatos marcantes e as saudades deixadas por ele, responsável pelo departamento financeiro. “Uma pessoa maravilhosa, cuidadosa, querido com todos. Crítico por natureza, sabia sempre o momento certo de falar. Nós temos apenas boas recordações, pela bondade que ele trazia, pelo excelente profissional que era. Obrigado Celso, pelo grande amigo que você foi. Você deixou muitas, mas muitas saudades”, palavras de todos os membros do Clube.

Shows Musicais!
No palco principal, três grandes shows: Wesley Safadão, Israel e Rodolffo e Mateus e Kauan.
Safadão deu o pontapé inicial às apresentações e incendiou o recinto de Americana. O cantor, sem dúvidas, era uma das atrações mais aguardadas deste ano. Ao interpretar seus principais sucessos ‘Vou Dar Virote’, ‘Ninguém é de Ferro’, ‘Meu Coração Deu PT” e “Camarote”, formou um grande coral e colocou o público para dançar “Eu quero ver Americana tremer” , disse Safadão antes de realizar o madley de “Sou praieiro” e “País tropical”. Teve até sucessos do sertanejo antigo como “Não olhe assim não”, de Leandro e Leonardo.

A temperatura ficava mais baixo conforme a madrugada se aproximava e mesmo assim homens e mulheres deixaram o calor humano tomar conta e foram embalados pelo romantismo de Israel e Rodolffo. Carismáticos, lançaram em 2016 o CD/DVD ‘Sétimo Sol’ e no rodeio cantaram muitos sucessos, como ‘Marca Evidente’, ‘Gosta de Mim Só Hoje’, ‘Modão Arrumado’ e declararam: “É muito bom estar no palco de um dos rodeios mais importantes do Brasil!”

Não é atoa que Matheus e Kauan estão hoje entre os principais artistas do país. Subiram ao palco pouco mais de 3h30 da manhã, foram os últimos artistas a se apresentarem e pegaram o público quente. ‘Te Assumi Pro Brasil’, ‘Decide Aí’, ‘O Nosso Santo Bateu’, são hits do último trabalho dos irmãos e compuseram no repertório da noite.

Americana encerra as atividades da primeira semana neste domingo (11), com show de Luan Santana e Guilherme & Santiago, e também com as finais das cronometradas e as montarias em touro e burro. Os portões abrem mais cedo, às 17h.

Imagens oficiais em https://goo.gl/photos/8AVM8p7U6KHeiTCC8 (crédito para Adilson/FotoPerigo)

Imagens da PBR em https://goo.gl/photos/ESFTfxUach1M3CzE9 (crédito para Alberto Gonzaga)

Serviço:
Festa do Peão de Americana
Endereço: Parque de Eventos CCA – Rua Luis Fornaziero, 200. Jardim América. Americana – SP.
Data: de 9 a 18 de junho
Valores: a partir de R$ 10
Pontos de venda pelo site www.festadopeaodeamericana.com.br
Ingressos: www.totalacesso.com
Abertura dos portões: Sextas e sábados às 19h. Domingos, às 17h

Montarias
11 de junho: montaria em touros, burro, três tambores feminino e team penning;
16 de junho: montaria em touros, cutiano, três tambores feminino;
17 de junho: montaria em touros, cutiano, três tambores feminino;
18 de junho: montaria em touros, cutiano, três tambores feminino;

Artistas:
11 de junho: Luan Santana e Guilherme e Santiago
14 de junho: Henrique e Juliano e Zé Neto e Cristiano
16 de junho: Festa das Patroas com Marília Mendonça e Maiara e Maraisa
17 de junho: Jorge e Mateus, Alok, Gustavo Mioto
18 de junho: Projeto Clássico com Chitãozinho e Xororó e Bruno e Marrone