Connect with us
Conflito Israel-Hamas - Um mês de guerra sem previsão de término Conflito Israel-Hamas - Um mês de guerra sem previsão de término

Mundo

Conflito Israel-Hamas – Um mês de guerra sem previsão de término

Artigo

em

O Conflito Israel-Hamas

Desde 7 de outubro, o conflito Israel-Hamas tem registrado uma escalada histórica. Esta guerra já contabiliza mais de 11.4 mil mortos e tem gerado tensão em vários países do Oriente Médio.

A Crise Humanitária na Faixa de Gaza

A população da Faixa de Gaza, estimada em 2.2 milhões, está imersa em uma crise humanitária sem previsão de término. A entrada parcial de ajuda humanitária no território não tem sido suficiente para suprir a necessidade de alimentos, combustíveis e remédios.

PUBLICIDADE

A Perspectiva de Israel e do Hamas

Israel e Hamas não estão dando indicações de que a guerra terminará em breve. O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, alega que “um cessar-fogo é pedir que Israel se renda à barbárie e ao terrorismo, e isso não vai acontecer”.

Opiniões de Especialistas

Ana Carolina Marson, doutora e professora de relações internacionais na Universidade São Judas Tadeu, prevê que o confronto durará, ao menos, mais algumas semanas. Luciano Muñoz, professor de relações internacionais no Centro Universitário de Brasília (Ceub), também prevê mais alguns meses de guerra, caso outros países não pressionem por cessar-fogo.

PUBLICIDADE

Próximos Planos de Israel

Segundo Marson, os próximos planos de Israel seguirão uma lógica “clássica” de conflito, com mais bombardeios e investidas terrestres para ocupar mais dos territórios.

O Papel do Hamas

O Hamas, por outro lado, poderá segurar por ainda mais tempo os reféns israelenses. Muñoz destaca que o Hamas, como um grupo que se utiliza de meios terroristas, provavelmente vai tentar utilizar a opinião pública a seu favor ou chantagear Israel com os reféns.

PUBLICIDADE

A Crise Humanitária em Gaza

Até agora, a guerra resultou em cerca de 11.4 mil mortos. Em Israel, foram 1.4 mil óbitos, enquanto as mais de 10 mil vítimas palestinas se acumularam no decorrer do mês diante dos bombardeios das Forças de Defesa de Israel em Gaza.

A Resposta da Comunidade Internacional

A comunidade internacional tem criticado tanto o Hamas, por violar princípios fundamentais do direito internacional, quanto Israel, por considerar sua resposta ao grupo extremista desproporcional e uma forma de punição coletiva aos cidadãos de Gaza.

PUBLICIDADE

O Papel da ONU

O Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) tem falhado em dar uma resposta ao conflito. Quatro minutas de resolução que visavam frear o conflito foram discutidas, mas nenhuma passou.

Brasileiros em Gaza

Em meio às invasões terrestres de Israel, os civis tentam deixar a Faixa de Gaza. Até agora, nenhum dos 34 brasileiros e familiares próximos que estão em Gaza teve autorização para deixar a área do conflito.

PUBLICIDADE

Acusações a Israel

Israel tem sido acusado de agir sob critérios políticos ao não incluir determinadas nacionalidades, como a brasileira, na lista de pessoas autorizadas a deixar a Faixa de Gaza.

A Perspectiva Futura

Sem qualquer perspectiva de uma solução iminente para o conflito, a situação na Faixa de Gaza deve se tornar ainda mais complicada. Marson afirma: “Quando essa crise terminar, a situação humanitária em Gaza vai estar extremamente complicada. A gente precisa de uma resposta agora da comunidade internacional para lidar com essa situação.”

PUBLICIDADE

Referências:
Link 1
Link 2
Link 3

Para informações adicionais, acesse o site

PUBLICIDADE
‘Este conteúdo foi gerado automaticamente a partir do conteúdo original. Devido às nuances da tradução automática, podem existir pequenas diferenças’.

Jornalista e editora do NHTV, um espaço onde trago as principais notícias do Brasil e do mundo. Minha paixão pelo jornalismo me motivou a criar este site, com o objetivo de oferecer informações precisas e imparciais sobre uma variedade de tópicos. Acredito no poder do jornalismo para informar, inspirar e capacitar as pessoas a compreenderem melhor nosso mundo em constante mudança. Agradeço por nos acompanhar e estou aqui para fornecer notícias confiáveis e relevantes.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE