Connect with us

Notícias

14 Anos de Ufopa – Celebração Repleta de Atividades Culturais e Divertidas

Artigo

em

No último domingo (5), a Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) completou 14 anos de existência. Para marcar a data, uma série de eventos foram organizados em seus campi de Alenquer, Óbidos, Oriximiná, Monte Alegre e Itaituba na segunda-feira (6). Já os campi de Santarém e Juruti têm celebrações planejadas para a próxima sexta-feira (10).

Santarém Celebra em Grande Estilo

A partir das 9 horas, no Espaço Madeirão, na Unidade Tapajós, a comemoração em Santarém começará com a apresentação da Orquestra Sinfônica Maestro Wilson Fonseca e do Coral da Ufopa. Além disso, a inauguração do Complexo Esportivo e da estátua do músico Sebastião Tapajós estão na programação do dia.

PUBLICIDADE

Juruti em Festa

Em Juruti, a festa ocorrerá na sede do campus a partir das 16h30 de sexta-feira. Haverá concurso de fotografia do campus, campeonato de vôlei, pingue-pongue e xadrez. As equipes vencedoras receberão prêmios e, claro, haverá o tradicional corte do bolo.

Ufopa: Uma Breve História

Criada pela Lei nº 12.085, de 5 de novembro de 2009, a Ufopa é a primeira instituição federal de ensino superior sediada em um dos pontos mais estratégicos da Amazônia, em Santarém, a terceira maior cidade paraense. A criação da Ufopa faz parte do programa de expansão das universidades federais e é resultado de um acordo de cooperação técnica firmado entre o Ministério da Educação (MEC) e a Universidade Federal do Pará (UFPA).

PUBLICIDADE

Expansão e Atuação

A Ufopa tem como objetivo ampliar o ensino superior na região amazônica, por meio de uma política multicampi. Atualmente, a instituição está presente em Alenquer, Itaituba, Juruti, Monte Alegre, Óbidos e Oriximiná, atendendo à demanda de profissionais qualificados para o desenvolvimento regional.

Cursos Ofertados

A instituição conta com 42 cursos de graduação em diversas áreas, atendendo a uma ampla gama de interesses e necessidades da comunidade acadêmica.

PUBLICIDADE

Cobertura de Vídeo

Para mais detalhes, confira os vídeos mais vistos do g1 Santarém e Região.

“`python
print(‘Feliz aniversário, Ufopa!’)
“`

PUBLICIDADE

A comunidade universitária de Ufopa tem muitos motivos para celebrar. E essas comemorações são apenas o começo de mais um ano de sucesso e conquistas para a universidade. Parabéns, Ufopa!

> ‘A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo.’ – Nelson Mandela

PUBLICIDADE

1. Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa)
2. Campi de Alenquer, Óbidos, Oriximiná, Monte Alegre e Itaituba
3. Campus de Santarém e Juruti
4. Orquestra Sinfônica Maestro Wilson Fonseca
5. Coral da Ufopa
6. Complexo Esportivo e estátua do músico Sebastião Tapajós
7. Concurso de fotografia do campus, campeonato de vôlei, pingue-pongue e xadrez
8. Ministério da Educação (MEC) e a Universidade Federal do Pará (UFPA)
9. 42 cursos de graduação
10. g1 Santarém e Região

Este artigo foi escrito para celebrar o 14º aniversário da Ufopa. Parabéns por mais um ano de sucesso!

PUBLICIDADE

Para informações adicionais, acesse o site

‘Este conteúdo foi gerado automaticamente a partir do conteúdo original. Devido às nuances da tradução automática, podem existir pequenas diferenças’.
PUBLICIDADE

Jornalista e editora do NHTV, um espaço onde trago as principais notícias do Brasil e do mundo. Minha paixão pelo jornalismo me motivou a criar este site, com o objetivo de oferecer informações precisas e imparciais sobre uma variedade de tópicos. Acredito no poder do jornalismo para informar, inspirar e capacitar as pessoas a compreenderem melhor nosso mundo em constante mudança. Agradeço por nos acompanhar e estou aqui para fornecer notícias confiáveis e relevantes.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE