Connect with us
A Amazônia em um Ponto de Decisão - Uma Análise Profunda da Riqueza Florestal A Amazônia em um Ponto de Decisão - Uma Análise Profunda da Riqueza Florestal

Notícias

A Amazônia em um Ponto de Decisão – Uma Análise Profunda da Riqueza Florestal

Artigo

em

Reflexões de uma renomada jornalista

Miriam Leitão, uma premiada jornalista brasileira, fez várias incursões na Amazônia ao longo de sua carreira de cinco décadas. Cada visita à maior floresta tropical do mundo deixou uma marca indelével nela – um misto de admiração e apreensão. Uma de suas viagens mais memoráveis foi em 2013, quando ela acompanhou o famoso fotógrafo Sebastião Salgado em uma reportagem na Reserva Biológica Gurupi, no Maranhão. Ali, ela se deparou com a dura realidade do desmatamento e da exploração ilegal de recursos.

> ‘Percebi minha pequenez diante da Amazônia.’

PUBLICIDADE

A Amazônia: Um Paraíso em Perigo

Inspirada por suas experiências e movida por sua paixão pelo jornalismo econômico, Miriam Leitão publicou o livro-reportagem A Amazônia na Encruzilhada. O livro aborda o dilema enfrentado pela região: a exploração desmedida de um lado e a preservação inteligente e produtiva do outro.

A autora argumenta que a devastação da floresta, que aumentou significativamente durante o governo de Jair Bolsonaro, não é apenas uma ameaça ao meio ambiente, mas também um erro econômico.

PUBLICIDADE

> ‘Sem a floresta, não vai mais chover no Centro-Oeste, Sudeste e Sul do país, inviabilizando a produção.’

Economia Sustentável: O Futuro da Amazônia

Miriam Leitão sugere que a preservação da Amazônia só será possível se for combinada com atividades econômicas sustentáveis que possam gerar empregos e renda. Um exemplo disso é o sistema agroflorestal, que foca na produção sustentável de alimentos típicos da região.

PUBLICIDADE

– O açaí, por exemplo, já movimenta 1 bilhão de dólares na economia local.
– Outros produtos como cacau, castanha e mandioca também têm alto valor para exportação.

No entanto, o Brasil representa apenas 0,17% do mercado agroflorestal mundial, que movimentou 176,6 bilhões de dólares ao ano entre 2017 e 2019. Para Miriam, isso se deve à falta de políticas públicas de incentivo.

PUBLICIDADE

Exemplos de Sucesso: O Caso de Alta Floresta

Miriam Leitão também traz exemplos de sucesso na preservação da Amazônia. Em 2012, o município de Alta Floresta, em Mato Grosso, estava na lista vermelha das cidades que mais desmatavam. No entanto, com esforços conjuntos da prefeitura e dos agricultores, as nascentes de água da região foram protegidas e a mata local replantada.

Um pecuarista contou que, ao reduzir sua área produtiva fazendo rotação de pasto, ao lado da floresta preservada, a capacidade de produção dobrou.

PUBLICIDADE

> ‘Temos de ouvir a vivência dos que moram e trabalham ali, tem muito conhecimento a ser descoberto.’

A Destruição da Amazônia: Uma Armadilha para a Democracia

Além dos danos ambientais, Miriam Leitão também discute as consequências políticas da destruição da Amazônia em seu outro livro, A Democracia na Armadilha. Ela argumenta que a exploração desenfreada da floresta pode levar a uma crise democrática, à medida que os interesses econômicos se sobrepõem aos direitos humanos e ambientais.

PUBLICIDADE

Conclusão

Ao explorar os dilemas e perigos da destruição da Amazônia, Miriam Leitão também destaca suas inúmeras possibilidades. A floresta, diversificada e rica em recursos, pode ser muito lucrativa se for preservada – uma lição que o Brasil precisa aprender urgentemente.

Nota: A Editora Abril tem uma parceria com a Amazon, na qual recebe uma porcentagem das vendas feitas por meio de seus sites. Isso não afeta a avaliação realizada pela VEJA sobre os produtos ou serviços em questão.

PUBLICIDADE

Para informações adicionais, acesse o site

‘Este conteúdo foi gerado automaticamente a partir do conteúdo original. Devido às nuances da tradução automática, podem existir pequenas diferenças’.
PUBLICIDADE

Jornalista e editora do NHTV, um espaço onde trago as principais notícias do Brasil e do mundo. Minha paixão pelo jornalismo me motivou a criar este site, com o objetivo de oferecer informações precisas e imparciais sobre uma variedade de tópicos. Acredito no poder do jornalismo para informar, inspirar e capacitar as pessoas a compreenderem melhor nosso mundo em constante mudança. Agradeço por nos acompanhar e estou aqui para fornecer notícias confiáveis e relevantes.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE