Connect with us
A Ciranda Tradicional conquista bicampeonato no Festival de Cirandas de Manacapuru 2023 A Ciranda Tradicional conquista bicampeonato no Festival de Cirandas de Manacapuru 2023

Notícias

A Ciranda Tradicional conquista bicampeonato no Festival de Cirandas de Manacapuru 2023

Artigo

em

A Tradicional, uma das mais antigas agremiações de ciranda, conquistou o bicampeonato no Festival de Cirandas de Manacapuru 2023, somando um total de 280 pontos. A competição, que aconteceu no Cirandódromo, Parque do Ingá, foi acirrada, com a Flor Matizada ficando em segundo lugar com uma diferença de apenas sete décimos.

Classificação Final

A lista final dos vencedores foi a seguinte:

PUBLICIDADE

1. Tradicional – 280 pontos
2. Flor Matizada – 279.3 pontos
3. Guerreiros Mura – 278.3 pontos

A apuração das notas foi realizada na tarde de segunda-feira (4) e cada quesito foi avaliado por seis jurados. Os parâmetros para avaliação incluíam alegoria, tema, desenvolvimento, criatividade, originalidade, tocata, além dos itens femininos, entre outros.

PUBLICIDADE

> ‘É o ano todo que a gente se organiza para que tudo saia certo, conforme o planejado pelo conselho de artes. Parabéns às duas agremiações, mas a Tradicional mereceu esse bicampeonato’, disse o presidente da ciranda campeã, Magal Pinheiro.

Reconhecimento da torcida

Após um acordo entre as cirandas, o troféu de Melhor Torcida de 2023 foi concedido conjuntamente às três agremiações.

PUBLICIDADE

O Caminho da Tradicional

A Tradicional, que teve suas origens no bairro Terra Preta e possui 38 anos de atuação, apresentou um espetáculo de 2h14 na arena do Cirandódromo. A apresentação contou com o bailado de 40 pares do Cordão de Cirandeiros, todos de Manacapuru.

O cenário foi composto por nove módulos e aparições de alegorias de até 15 metros de altura. Os esforços da equipe foram recompensados com o título do festival.

PUBLICIDADE

> ‘Sair daqui com o título do festival, o título de melhor Cordão de Cirandeiros, os nossos itens oficiais gabaritando também, é uma felicidade imensa’, completa o diretor artístico da agremiação, Thyago Cavalcante.

A Mesa de Apuração

A mesa de apuração foi presidida por Renato Sales, servidor do Tribunal de Justiça do Amazonas, com a participação do secretário executivo de Cultura e Economia Criativa, Luiz Carlos Bonates, representante do município de Manacapuru, além dos presidentes e delegados de cada ciranda.

PUBLICIDADE

O 25° Festival de Cirandas de Manacapuru

O 25° Festival de Cirandas de Manacapuru foi realizado no Parque do Ingá, o Cirandódromo, nos dias 1, 2 e 3 de setembro. Flor Matizada se apresentou no primeiro dia, Guerreiros Mura, no segundo, e Tradicional, no terceiro.

Com a conquista do bicampeonato, a Tradicional reafirma sua posição como uma das agremiações mais importantes do Festival de Cirandas de Manacapuru.

PUBLICIDADE

> Clique aqui para ver mais detalhes sobre o evento.

Desta forma, o Festival de Cirandas de Manacapuru 2023 foi mais uma vez um grande sucesso, celebrando a rica cultura e tradição da ciranda na região. Parabéns a todas as agremiações participantes e em especial à Tradicional pelo seu bicampeonato!

PUBLICIDADE

Para informações adicionais, acesse o site

‘Este conteúdo foi gerado automaticamente a partir do conteúdo original. Devido às nuances da tradução automática, podem existir pequenas diferenças’

.

PUBLICIDADE

Jornalista e editora do NHTV, um espaço onde trago as principais notícias do Brasil e do mundo. Minha paixão pelo jornalismo me motivou a criar este site, com o objetivo de oferecer informações precisas e imparciais sobre uma variedade de tópicos. Acredito no poder do jornalismo para informar, inspirar e capacitar as pessoas a compreenderem melhor nosso mundo em constante mudança. Agradeço por nos acompanhar e estou aqui para fornecer notícias confiáveis e relevantes.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE