Connect with us
A Defensoria Pública do Estado do Ceará leva seus serviços até o bairro Granja Portugal A Defensoria Pública do Estado do Ceará leva seus serviços até o bairro Granja Portugal

Notícias

A Defensoria Pública do Estado do Ceará leva seus serviços até o bairro Granja Portugal

Artigo

em

A Defensoria Pública do Estado do Ceará (DPCE) lançou um projeto itinerante de grande impacto social. Seu objetivo é levar os serviços jurídicos gratuitos da instituição até comunidades vulneráveis, como o bairro Granja Portugal em Fortaleza. Esse esforço visa garantir que todos tenham acesso à justiça, independentemente de sua condição socioeconômica.

Serviços itinerantes da DPCE

A DPCE decidiu estacionar sua van de direitos na rua Londrina, 766, em frente à casa 10. A ideia é realizar atendimentos jurídicos gratuitos para os moradores do bairro Granja Portugal, das 08h às 12h.

PUBLICIDADE

> ‘A Defensoria em Movimento é a reafirmação do nosso compromisso de aproximação com as comunidades mais vulneráveis’, afirma a defensora pública Lia Felismino.

Áreas de atuação

Os moradores podem procurar a van para iniciar várias ações ou acompanhar processos. A DPCE atua em diversas áreas, como:

PUBLICIDADE

1. Direito criminal
2. Direito da família
3. Direito do consumidor
4. Saúde
5. Direito do idoso
6. Infância e juventude
7. Execução penal

Além disso, a DPCE oferece soluções extrajudiciais de conflitos por meio de mediação em casos de direitos de família, como divórcio consensual, regulamentação de visitas e guarda dos filhos, entre outros.

PUBLICIDADE

A importância do acesso à justiça

Segundo Lia Felismino, esses atendimentos itinerantes são vitais para garantir que a população vulnerável tenha acesso à justiça.

> ‘O acesso à justiça não se dá apenas na perspectiva de acesso à judicialização das demandas, mas também no acolhimento dessas pessoas, na conscientização a partir da compreensão dos seus direitos e das suas obrigações.’

PUBLICIDADE

A defensora ressalta que, apesar de não ser possível prever a quantidade de pessoas que procurarão a van, a expectativa é alta para a quantidade de demandas.

O diálogo com a comunidade

A DPCE acredita na importância do diálogo com a comunidade. Por isso, a instituição está empenhada em promover a educação em direitos e facilitar o acesso aos serviços institucionais.

PUBLICIDADE

> ‘Nós vamos fazer o máximo para aproximar a Instituição dos assistidos’, destaca Lia.

A DPCE está comprometida com a ideia de que o acesso à justiça é um direito fundamental e deve ser garantido a todos, independentemente de sua situação socioeconômica. Isso é especialmente importante em comunidades vulneráveis, onde muitas vezes os residentes não têm os recursos necessários para buscar assistência jurídica.

PUBLICIDADE

Através desta iniciativa, a DPCE está dando um passo significativo para garantir que esses direitos sejam respeitados e que a justiça seja acessível a todos.

Van da DPCE estacionada no bairro Granja Portugal.

PUBLICIDADE

Código de exemplo:

PUBLICIDADE

“`
def acessoajustica():
if situacao_socioeconomica == ‘vulnerável’:
return ‘Direito garantido pela DPCE’
else:
return ‘Direito garantido pela DPCE’
“`

PUBLICIDADE

Este é apenas um exemplo de como a DPCE está trabalhando para garantir que todos tenham acesso à justiça. A instituição tem várias outras iniciativas em andamento para alcançar esse objetivo, e está sempre buscando novas maneiras de se conectar com a comunidade e oferecer seus serviços.

Por fim, a DPCE acredita que, ao garantir o acesso à justiça para todos, podemos construir uma sociedade mais justa e equitativa. Isso é algo que todos podemos apoiar.

PUBLICIDADE

Para mais informações, visite o site da DPCE.

PUBLICIDADE

A Defensoria Pública do Estado do Ceará está aqui para você. Não importa quem você seja, onde você vive ou quais são as suas circunstâncias, a DPCE está comprometida em garantir que você tenha acesso à justiça.

Para informações adicionais, acesse o site

PUBLICIDADE
‘Este conteúdo foi gerado automaticamente a partir do conteúdo original. Devido às nuances da tradução automática, podem existir pequenas diferenças’.

Jornalista e editora do NHTV, um espaço onde trago as principais notícias do Brasil e do mundo. Minha paixão pelo jornalismo me motivou a criar este site, com o objetivo de oferecer informações precisas e imparciais sobre uma variedade de tópicos. Acredito no poder do jornalismo para informar, inspirar e capacitar as pessoas a compreenderem melhor nosso mundo em constante mudança. Agradeço por nos acompanhar e estou aqui para fornecer notícias confiáveis e relevantes.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE