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A duplicação completa do trecho entre a capital e Nova Alvorada do Sul na BR-163 A duplicação completa do trecho entre a capital e Nova Alvorada do Sul na BR-163

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A duplicação completa do trecho entre a capital e Nova Alvorada do Sul na BR-163

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O novo contrato de concessão da BR-163, que está em processo de aprovação pelo Tribunal de Contas da União (TCU), promete duplicar mais 190 quilômetros da rodovia nos próximos anos. Dentro desse planejamento, o trecho entre Campo Grande e a cidade de Nova Alvorada do Sul deverá estar incluso.

Os detalhes do projeto de duplicação

Segundo as informações do Secretário de Estado de Infraestrutura e Logística (Seilog), Hélio Peluffo, o trajeto entre as cidades é de 117 km. Porém, uma parte já havia sido duplicada pela CCR MSVia nos três primeiros anos de contrato com a União, cerca de 6,7 km. Com a previsão de duplicação dos 190 km, o trecho entre Nova Alvorada do Sul e Campo Grande, que é de grande importância, será completamente duplicado.

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> ‘Dentro desses 190 km devemos ter a duplicação de todo o trecho entre Nova Alvorada [do Sul] e Campo Grande, que é um trecho importante e foi uma reivindicação do governo do Estado e da bancada federal e estadual. [O novo contrato] vai ser um grande ganha-ganha’, declarou o secretário de Estado ao Correio do Estado.

A quantidade de caminhões que circulam neste trecho entre a Capital e Nova Alvorada é bastante alta. Por isso, Peluffo menciona que muitas pessoas tendem a buscar ‘rotas de fuga’. A expectativa é de que, com a pista totalmente duplicada, essas pessoas optem pela BR-163, devido à maior segurança.

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Benefícios da duplicação

Com a duplicação da pista, o secretário afirma que a empresa também terá que fazer investimentos robustos. O objetivo é evitar a procura por rotas de fuga e proporcionar uma opção melhor para os motoristas.

## Situação do Anel Viário

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Por outro lado, o acordo não contempla a duplicação do Anel Viário, em Campo Grande, uma solicitação antiga dos moradores da região após a expansão do local. De acordo com Peluffo, o Anel Viário requer um estudo mais aprofundado e precisa que a prefeitura e a bancada federal viabilizem recursos do governo federal para sua execução.

> ‘O Anel [Viário] é um estudo maior, que precisa que a prefeitura e a bancada federal viabilizem recursos do governo federal para fazê-lo. Se ele fosse colocado no contrato, acabaria interferindo na tarifa e só daqui a três ou cinco anos é que veríamos algum investimento na rodovia.

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Porém, o secretário assegura que as duplicações na rodovia na entrada da cidade já atendem à demanda tranquilamente.

O novo contrato de concessão

Atualmente, a BR-163 tem 150 km com pistas duplicadas, dos 845 km totais de concessão. Com os 190 km de duplicação prometidos pelo novo contrato, a rodovia passará a ter 40,2% de sua extensão com quatro pistas, duas em cada direção. Isso é mais do que a proposta inicial feita pelo governo federal.

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Além disso, o novo contrato prevê 170 km de terceiras faixas, 8 km de marginais e 9 km de contornos. O contrato inicial, assinado em 2014 entre a CCR MSVia e o governo federal, previa a duplicação de 100% da rodovia.

Investimento para a gestão da BR-163

O novo contrato entre a CCR MSVia e o governo federal para a gestão da BR-163 prevê um investimento de R$ 12 bilhões ao longo dos próximos 35 anos. Este investimento visa não só a duplicação da rodovia, mas também a implementação de outras melhorias na infraestrutura.

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‘Este conteúdo foi gerado automaticamente a partir do conteúdo original. Devido às nuances da tradução automática, podem existir pequenas diferenças’.
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