Connect with us
A Homenagem a João Bosco de Castro no 39º Festival de Música Brasileira A Homenagem a João Bosco de Castro no 39º Festival de Música Brasileira

Notícias

A Homenagem a João Bosco de Castro no 39º Festival de Música Brasileira

Artigo

em

> ‘Eu me sinto muito emocionada com o convite para compartilhar aqui um pouco da vida do maestro e o legado dele para a música paraense e brasileira. Esta aqui foi a casa dele também” – Profa. Dra. Ana Maria de Castro Souza

Introdução

O icônico maestro João Bosco de Castro, um marco na história da música na Amazônia, foi homenageado na abertura do 39º Festival de Música Brasileira. A cerimônia ocorreu no Instituto Estadual Carlos Gomes, onde a coordenadora do curso de Música do Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE) da Universidade do Estado do Pará (Uepa), Profa. Dra. Ana Maria de Castro Souza, teve a oportunidade de compartilhar um olhar mais íntimo sobre a vida e o legado do maestro.

PUBLICIDADE

Início de uma Lenda: A Infância de João Bosco

João Bosco da Silva Castro, nascido em 1940, desde cedo exibiu sua paixão pela música. Aos 11 anos, já se apresentava ao público na classe da professora Odete Costa. E aos 21, criou e regeu o coral Ettore Bosio. O maestro, proveniente de uma família católica, brincava de fazer procissões em casa e quase se tornou seminarista, conforme desejo de sua avó.

O Legado Musical

Maestro, pianista, professor, compositor e arranjador, João Bosco deixou um legado que se mescla com a própria história da música na região amazônica. Ele se formou em piano pelo Conservatório Carlos Gomes, na classe da professora Dóris Azevedo, e se aperfeiçoou em Regência Coral na Alemanha. Com o coral Ettore Bosio, João Bosco se apresentou no centenário do Theatro da Paz. Além disso, fez regência para o Coro de 1000 Vozes, ligado à Arquidiocese de Belém.

PUBLICIDADE

Uma Vida Dedicada à Música

João Bosco levou o nome do Pará a diversos países como regente do Madrigal da UFPA. Ele se apresentou até no Festival Internacional de Neuchatel, na Suíça. “Essa foi viagem de uma vida. Incluiu também outros países. Ele sempre me dizia que a música o levou a lugares que ele jamais teria conhecido de outra forma”, compartilhou Ana Maria.

Gestão Cultural

Além de seu talento como músico, João Bosco também fez contribuições significativas na área de gestão cultural. Ele foi assessor direto do compositor paraense Waldemar Henrique, na época em que Waldemar foi diretor do Theatro da Paz. Além disso, foi professor e Diretor do Conservatório Carlos Gomes e da Escola de Música da UFPA, e diretor da SECDET (Secretaria de Desportos, Turismo e Cultura do Estado do Pará) na gestão do secretário Olavo de Lyra Maia, na década de 1980.

PUBLICIDADE

Últimos Anos

Na última fase de sua vida ativa, o maestro dedicou-se ao Carmelo, indo semanalmente ministrar aulas de canto com músicas sacras para as irmãs Carmelitas.

Rapsódia Amazônica

Em homenagem ao maestro, o Madrigal da Uepa apresentou a obra “Rapsódia Amazônica”, composta por João Bosco. A entrada para o evento foi gratuita e aberta a todos os interessados.

PUBLICIDADE

Conclusão

A extensão real da obra de João Bosco ainda é objeto de pesquisa na história da música. Seu legado, entretanto, é inegável e continua a inspirar novas gerações de músicos na Amazônia e além.

Texto: Fernanda Martins/Ascom Uepa

PUBLICIDADE

Para informações adicionais, acesse o site

‘Este conteúdo foi gerado automaticamente a partir do conteúdo original. Devido às nuances da tradução automática, podem existir pequenas diferenças’.
PUBLICIDADE

Jornalista e editora do NHTV, um espaço onde trago as principais notícias do Brasil e do mundo. Minha paixão pelo jornalismo me motivou a criar este site, com o objetivo de oferecer informações precisas e imparciais sobre uma variedade de tópicos. Acredito no poder do jornalismo para informar, inspirar e capacitar as pessoas a compreenderem melhor nosso mundo em constante mudança. Agradeço por nos acompanhar e estou aqui para fornecer notícias confiáveis e relevantes.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE