Connect with us
A Jornada Curativa do Artista Guadalupe Maravilla A Jornada Curativa do Artista Guadalupe Maravilla

Notícias

A Jornada Curativa do Artista Guadalupe Maravilla

Artigo

em

Origens e Traumas

Quando tinha apenas oito anos, Guadalupe Maravilla deixou seu país natal, El Salvador, fugindo da guerra civil. Ele atravessou sozinho a Guatemala e o México, até chegar à cidade fronteiriça de Tijuana, onde ingressou nos Estados Unidos como imigrante indocumentado. Muitos anos depois, já na casa dos trinta e como estudante de pós-graduação, Maravilla foi diagnosticado com câncer de cólon avançado, uma condição que ele parcialmente atribui ao trauma da imigração e ao estresse de sobreviver como indocumentado nos EUA.

Buscando Cura

Em busca de sua saúde, Maravilla, agora com 47 anos, voltou-se para práticas de cura herdadas de culturas indígenas, incluindo seus próprios ancestrais Maias. O ritual que mais o atraiu foi o banho sonoro.

PUBLICIDADE

O Poder da Cura pelo Som

Este dezembro, Maravilla estará livre do câncer por 10 anos. Desde que descobriu os poderes terapêuticos do som, Maravilla diz que aprendeu a realizar cerimônias de cura para outras pessoas vivendo com câncer, bem como para pessoas se recuperando do trauma da migração forçada. ‘O som é a própria medicina’, observa ele.

Trabalho Artístico

Maravilla descreve a Mariposa Relâmpago – um ônibus escolar personalizado, enfeitado com mais de 600 objetos de prata, cromo, alumínio e aço polido coletados principalmente em El Salvador e no México – como ‘um instrumento de cura vibracional’. Pendurados no ônibus estão quatro grandes gongos de metal, o maior com cinco pés de diâmetro, que Maravilla e dois colaboradores ativaram durante a abertura em Marfa.

PUBLICIDADE

A Importância dos Símbolos

Cada elemento de Mariposa Relâmpago foi escolhido por seu simbolismo ou significado pessoal. ‘Nada é aleatório’, insiste Maravilla. Talheres pendurados, comprados em mercados mexicanos, fazem referência à prática de comer em comunidade, importante acompanhamento de uma cerimônia de cura.

A Lição de Maravilla

Maravilla entende que o mesmo pode ser dito de seu próprio trabalho. ‘Este é o meu Cavalo de Tróia para a cura’, diz Maravilla. ‘As pessoas ficam tão empolgadas com a aparência, e depois ficam tipo, ‘Espera aí, isso faz algo mais.”

PUBLICIDADE

‘Mariposa Relâmpago’ estará em exibição até 16 de março de 2024 no Ballroom Marfa em Marfa, TX.

> Inscreva-se para o Cultured Newsletter
> Claro, podemos ser amigos próximos. Acesso sem filtro espera por você.

PUBLICIDADE

REFERÊNCIAS

1. [Photography by Steve Benisty, 2021. Image courtesy of the artist and PPOW.] 2. [Guadalupe Maravilla Sound Ceremony at Ballroom Marfa, November 4, 2023. Photography by Sarah Vasquez. Image courtesy of the artist and Ballroom Marfa.] 3. [Guadalupe Maravilla, ‘Mariposa Relámpago’ (Installation View), 2023. Photography by Makenzie Goodman. Image courtesy of the artist and Ballroom Marfa.]

Para informações adicionais, acesse o site

PUBLICIDADE
‘Este conteúdo foi gerado automaticamente a partir do conteúdo original. Devido às nuances da tradução automática, podem existir pequenas diferenças’.

Jornalista e editora do NHTV, um espaço onde trago as principais notícias do Brasil e do mundo. Minha paixão pelo jornalismo me motivou a criar este site, com o objetivo de oferecer informações precisas e imparciais sobre uma variedade de tópicos. Acredito no poder do jornalismo para informar, inspirar e capacitar as pessoas a compreenderem melhor nosso mundo em constante mudança. Agradeço por nos acompanhar e estou aqui para fornecer notícias confiáveis e relevantes.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE