Connect with us
Agenda Cultural de Novembro - 31 exposições imperdíveis de arte, arquitetura e design Agenda Cultural de Novembro - 31 exposições imperdíveis de arte, arquitetura e design

Notícias

Agenda Cultural de Novembro – 31 exposições imperdíveis de arte, arquitetura e design

Artigo

em

Prepare-se para um mês repleto de eventos culturais fascinantes. Novembro está recheado de exposições de arte, arquitetura e design que valem a visita. De peças que pertenceram a civilizações peruanas antigas a obras que refletem sobre a ancestralidade brasileira, as oportunidades são imperdíveis. Vamos explorar 31 dessas mostras que você não pode deixar de conferir.

1) ‘Solo Fraturado’ na Casa de Cultura do Parque

A exposição ‘Solo Fraturado’ nos oferece uma visão profunda dos registros da cineasta Sonia Guggisberg durante a crise hídrica da Represa Jaguari, do Sistema Cantareira, em 2014. Através de fotografias e vídeos (alguns inéditos), Sonia reflete sobre a violência da crise ambiental. A mostra acontece na Casa de Cultura do Parque.

PUBLICIDADE

> Para mais informações, acesse o site da Casa de Cultura do Parque.

2) ‘Resíduos Mundanos’ na Galeria Parede Viva

O ativista e artista Mundano nos convida a uma experiência imersiva na exposição ‘Resíduos Mundanos’. Com obras feitas a partir de resíduos do consumo humano, Mundano nos leva a refletir sobre a produção abundante de plástico e suas consequências ambientais e climáticas.

PUBLICIDADE

> Para mais informações, acesse o Instagram da Galeria Parede Viva.

3) ‘Celina Decorações: Público, Indústria e Madeira’ na Galeria Teo

Com o objetivo de valorizar o patrimônio material e cultural do mobiliário brasileiro, a Galeria Teo realiza a exposição ‘Celina Decorações: Público, Indústria e Madeira’. A mostra apresenta um conjunto de móveis que destaca diversos aspectos da história da indústria moveleira no Brasil.

PUBLICIDADE

> Para saber mais, acesse o Instagram da Galeria Teo.

4) ‘Tesouros Ancestrais do Peru’ no CCBB Rio de Janeiro

O CCBB Rio de Janeiro traz ao público a exposição ‘Tesouros Ancestrais do Peru’. A mostra promove uma jornada através de objetos simbólicos, ritualísticos e de uso cotidiano que nos conduzem à rica história dos povos que habitaram o território do atual Peru, antes da chegada dos europeus.

PUBLICIDADE

> Para mais informações, acesse o site do CCBB Rio de Janeiro.

5) ‘Década dos Oceanos – 1ª Mostra Nacional de Criptoarte’ no CCBB Rio de Janeiro

A exposição ‘Década dos Oceanos – 1ª Mostra Nacional de Criptoarte’, que acontecerá no CCBB Rio de Janeiro, propõe um espaço para o debate sobre as novas fronteiras da arte contemporânea e apresentação da primeira geração brasileira de artistas digitais, que usam a plataforma blockchain para validação da sua produção.

PUBLICIDADE

> Para mais informações, acesse o site do CCBB Rio de Janeiro.

6) ‘Um Certo Brasil – na visão de cinco fotojornalistas’ no CCBB Rio de Janeiro

O CCBB Rio de Janeiro promove a exposição ‘Um Certo Brasil – na visão de cinco fotojornalistas’, resgatando fotografias que buscam entender uma população brasileira muitas vezes invisibilizada e esquecida.

PUBLICIDADE

> Para mais informações, acesse o site do CCBB Rio de Janeiro.

7) ‘Margem de erro’ na Casa de Cultura do Parque

A exposição ‘Margem de erro’, promovida pela Casa de Cultura do Parque, reúne quatro artistas que encontram no ambiente caseiro suas fontes de inspiração e se expressam através de diversas linguagens.

PUBLICIDADE

> Para mais informações, acesse o site da Casa de Cultura do Parque.

8) ‘O’ na Casa de Cultura do Parque

A Casa de Cultura do Parque também apresenta a exposição individual ‘O’, de Alexandre Canônico. Nesta mostra, o artista explora a linguagem da pintura usando materiais industriais como placas de MDF, fórmicas, fitas crepe, máscaras e tachinhas, criando uma fusão entre pintura e escultura.

PUBLICIDADE

> Para mais informações, acesse o site da Casa de Cultura do Parque.

9) ‘Pequenas Áfricas: o samba que o Rio inventou’ no IMS Paulista

O IMS Paulista promove a exposição ‘Pequenas Áfricas: o samba que o Rio inventou’, que reconstitui a cena cultural carioca, a partir do começo do século 20, na qual as comunidades afrodescendentes criaram o samba urbano.

PUBLICIDADE

> Para mais informações, acesse o site do IMS Paulista.

10) ‘Anjos com armas’ na Pinakotheke São Paulo

A Pinakotheke São Paulo promove a exposição ‘Anjos com armas’, que apresenta 42 obras dos artistas Sergio Camargo (1930-1990), Lygia Clark (1920-1988), Mira Schendel (1919-1988) e Hélio Oiticica (1937-1980), pertencentes a diversas coleções particulares.

PUBLICIDADE

> Para mais informações, acesse o site da Pinakotheke São Paulo.

11) ‘Transeunte’ no Centro Cultural Justiça Federal

A produção recente de André Baía, artista visual paulistano radicado em Curitiba, ocupa a galeria do 1º andar do Centro Cultural Justiça Federal, no Rio de Janeiro. Intitulada ‘Transeunte’, a exposição reflete o trânsito do artista por diferentes culturas e aponta para questões relacionadas às influências simbólicas que marcam a cultura visual brasileira.

PUBLICIDADE

> Para mais informações, acesse o site do Centro Cultural Justiça Federal.

12) ‘Suplementos’ na Zipper Galeria

A artista Nina Pandolfo apresenta ao público sua mais recente exposição, intitulada ‘Suplementos’, na Zipper Galeria, em São Paulo. A mostra conta com 15 telas e uma escultura colaborativa – nela, as pessoas podem deixar uma mensagem de motivação, fé ou amor, para que outra pessoa retire, reforçando assim um ciclo de votos positivos.

PUBLICIDADE

> Para mais informações, acesse o site da Zipper Galeria.

Para informações adicionais, acesse o site

PUBLICIDADE
‘Este conteúdo foi gerado automaticamente a partir do conteúdo original. Devido às nuances da tradução automática, podem existir pequenas diferenças’.

Jornalista e editora do NHTV, um espaço onde trago as principais notícias do Brasil e do mundo. Minha paixão pelo jornalismo me motivou a criar este site, com o objetivo de oferecer informações precisas e imparciais sobre uma variedade de tópicos. Acredito no poder do jornalismo para informar, inspirar e capacitar as pessoas a compreenderem melhor nosso mundo em constante mudança. Agradeço por nos acompanhar e estou aqui para fornecer notícias confiáveis e relevantes.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE