Connect with us
Agricultores do Amazonas vendem 35 toneladas de produtos ao PAA Agricultores do Amazonas vendem 35 toneladas de produtos ao PAA

Notícias

Agricultores do Amazonas vendem 35 toneladas de produtos ao PAA

Artigo

em

Agricultores familiares de três cidades do Amazonas, Eirunepe, Maraa e Tonantins, conseguiram vender 35 toneladas de seus produtos agrícolas ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) no início deste mês.

Produtores e o Governo do Estado

O Governo do Estado informou que esses produtores são assistidos pelo Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável (Idam), que também auxilia no escoamento da produção.

PUBLICIDADE

Principais produtos comercializados

Dentre os produtos vendidos, destacam-se:

1. Melancia
2. Abóbora
3. Banana
4. Mel de cana
5. Farinha de mandioca
6. Tapioca
7. Cheiro-verde
8. Açúcar mascavo
9. Frango
10. Ovos caipiras

PUBLICIDADE

A maior parte dos alimentos foi adquirida de agricultores de Eirunepe, que comercializaram 20 toneladas de alimentos. Oito produtores rurais foram beneficiados pela transação comercial, que rendeu um total de R$ 120 mil.

> ‘O PAA é um grande incentivo à agricultura familiar não apenas em Eirunepe, mas em todo o estado. Além disso, o programa contribui para o aumento da segurança alimentar e proporciona uma melhor alimentação aos beneficiários dessa política pública.’, disse o gerente do Idam em Eirunepe, Marden Augusto.

PUBLICIDADE

Agricultores de Tonantins e Maraa

Em Tonantins, 26 agricultores familiares se cadastraram no programa e três deles já entregaram diversos produtos para distribuição. A produção vendida totalizou 1,5 tonelada, que foram distribuídas em 80 cestas básicas para famílias em situação de vulnerabilidade no município.

Já em Maraa, 13 produtores rurais estão cadastrados no PAA e as entregas foram iniciadas com 14 toneladas de melancia, 600 quilos de abacaxi e 300 kg de cara roxo.

PUBLICIDADE

O PAA

O PAA é um programa de compra e doação simultânea, executado por meio de termo de adesão do Ministério da Cidadania e Governo do Amazonas, através da Secretaria de Produção Rural (Sepror).

Dessa forma, o governo compra alimentos produzidos pela agricultura familiar e os distribui a famílias em situação de vulnerabilidade, assistindo, desta forma, tanto o pequeno produtor quanto as populações mais necessitadas. Cada produtor pode vender até R$ 15 mil em itens, por meio da iniciativa.

PUBLICIDADE

Conclusão

A venda de produtos agrícolas ao PAA é uma grande conquista para os agricultores familiares do Amazonas, pois além de gerar renda, também contribui para o combate à fome e à insegurança alimentar no estado. É uma iniciativa que beneficia tanto o produtor rural quanto as famílias mais necessitadas.

Leia mais

Jornalista e editora do NHTV, um espaço onde trago as principais notícias do Brasil e do mundo. Minha paixão pelo jornalismo me motivou a criar este site, com o objetivo de oferecer informações precisas e imparciais sobre uma variedade de tópicos. Acredito no poder do jornalismo para informar, inspirar e capacitar as pessoas a compreenderem melhor nosso mundo em constante mudança. Agradeço por nos acompanhar e estou aqui para fornecer notícias confiáveis e relevantes.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE