Connect with us
Alternativas ao Dólar - Moedas Locais em Ascensão Alternativas ao Dólar - Moedas Locais em Ascensão

Notícias

Alternativas ao Dólar – Moedas Locais em Ascensão

Artigo

em

O Banco da Tailândia, uma das instituições financeiras mais importantes do Sudeste Asiático, está encorajando a utilização de moedas locais como alternativa ao dólar americano.

A Importância das Moedas Locais

Segundo a vice-governadora da agência para a estabilidade monetária, Alisara Mahasantana, o uso de moedas locais pode ser uma alternativa valiosa para empresários em momentos de volatilidade excessiva de algumas moedas estrangeiras.

PUBLICIDADE

> “Durante períodos de considerável volatilidade do dólar, os comerciantes podem optar por usar essas moedas locais para pagamentos em troca. Isso reduz o risco associado ao câmbio, facilitando as negociações comerciais”, explicou.

Moedas Recomendadas pelo BOT

O BOT tem incentivado o uso de várias moedas, incluindo o yuan, iene japonês, rupia indonésia e ringgit malaio, além do baht tailandês.

PUBLICIDADE

Tailândia e o Sistema de Pagamento por Código QR

A Tailândia faz parte do sistema de pagamento por código QR interligado entre os países da Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN). Isso inclui a Indonésia, Malásia, Singapura, Vietnã, Filipinas e Brunei.

Relações Comerciais com a China

O BOT também tem conduzido negociações com o Banco Popular da China para promover o uso de moedas nacionais em transações comerciais entre empresas dos dois países.

PUBLICIDADE

Malásia: Reduzindo a Dependência do Dólar

Em outubro, a Malásia, outro membro da ASEAN, começou a substituir o dólar por moedas locais. O primeiro-ministro malaio, Anwar Ibrahim, afirmou que seu país está tentando diminuir sua dependência do dólar americano.

> “Será difícil acabar completamente com a dependência do dólar americano, mas a Malásia será mais ativa e agressiva no uso de ringgits [no comércio]”, disse ele.

PUBLICIDADE

Acordos Comerciais com a China

A Malásia já fechou acordos com a Indonésia, Tailândia e China para incentivar o investimento e o comércio em moedas nacionais.

A Aceitação da China

A China acolheu a sugestão da Malásia. Segundo o primeiro-ministro malaio, cerca de 20% a 28% dos investimentos em grande escala no país não usam dólares, mas sim ringgits.

PUBLICIDADE

Conclusão

O movimento para a utilização de moedas locais no Sudeste Asiático está ganhando força, com a Tailândia e a Malásia liderando o caminho. O uso de moedas locais não apenas reduz a dependência do dólar americano, mas também facilita as negociações comerciais e reduz o risco cambial. É uma tendência a ser acompanhada de perto pelos investidores e analistas financeiros.

Fonte: RT Español

PUBLICIDADE

Para informações adicionais, acesse o site

‘Este conteúdo foi gerado automaticamente a partir do conteúdo original. Devido às nuances da tradução automática, podem existir pequenas diferenças’.
PUBLICIDADE

Jornalista e editora do NHTV, um espaço onde trago as principais notícias do Brasil e do mundo. Minha paixão pelo jornalismo me motivou a criar este site, com o objetivo de oferecer informações precisas e imparciais sobre uma variedade de tópicos. Acredito no poder do jornalismo para informar, inspirar e capacitar as pessoas a compreenderem melhor nosso mundo em constante mudança. Agradeço por nos acompanhar e estou aqui para fornecer notícias confiáveis e relevantes.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE