Notícias
Avanço das marcas chinesas na indústria automobilística europeia
A indústria automobilística europeia enfrenta um desafio crescente. Marcas chinesas têm conseguido preços competitivos na fabricação de veículos elétricos (VEs) e baterias. Este artigo explora este fenômeno e suas implicações para o futuro do setor automotivo.
O papel do Salão de Munique
O Salão de Munique, um evento de grande prestígio no setor automobilístico, revelou este desafio. Cerca de 40% dos estandes foram ocupados por marcas asiáticas. Isso sugere um deslocamento significativo nas forças do mercado automobilístico.
> ‘Temos de diminuir a diferença de custos em relação aos chineses, que começaram com veículos elétricos anos antes’ – Luca de Meo, Presidente do Grupo Renault
As principais novidades do Salão concentraram-se em VEs, com várias marcas apresentando novos modelos e tecnologias. Entre elas, a BMW e Mercedes destacaram-se. A BMW apresentou uma visão do futuro Série 3, com foco em um aumento de 30% no alcance e recarga da bateria. A Mercedes, por sua vez, destacou a próxima geração do CLA.
A presença chinesa
Entre as marcas chinesas, a nova marca AVTR, resultado de uma colaboração entre a Changan e a Huawei, chamou a atenção. O modelo batizado com o número 12 tem 5 metros de comprimento e versões com um e dois motores elétricos.
Carros convencionais ainda têm destaque
Apesar do foco nos veículos elétricos, carros convencionais ainda tiveram seu destaque no Salão. Dois modelos chamaram atenção: a Passat Variant e a Classe E All Terrain, ambos por seu estilo arrebatador.
Cayenne: a sexta geração é híbrida
A sexta geração do Cayenne, da Porsche, apresenta-se como uma opção híbrida. Desde seu lançamento em 2002, o Cayenne representou a primeira diversificação de uma marca premium para os SUVs. Agora, a Porsche investiu também em aperfeiçoar os faróis de LED HD-Matrix e em desenhos de rodas com até 22 polegadas de diâmetro.
BYD Seal: um elétrico espaçoso com preço atraente
A BYD, uma marca chinesa, chocou o mercado com o seu sedã elétrico Seal. O modelo apresenta linhas atraentes e um amplo espaço interno. Seu desempenho é um ponto alto, com dois motores totalizando 531 cv.
Aumento dos estoques: bom para o consumidor
A indústria automobilística aumentou sua produção em agosto, resultando em um aumento nos estoques. Isso pode resultar em promoções para os consumidores em setembro. A valorização do real frente ao dólar também pode ajudar a reduzir os preços de modelos importados.
A presença da Kia no Brasil
Por fim, vale mencionar a presença da Kia no Brasil. A operação começou em 1993 e, desde então, já importou 450.000 veículos Kia. Os modelos de passageiros mais vendidos foram o SUV compacto Sportage, o sedã médio-compacto Cerato e o subcompacto Picanto.
# Conclusão
O avanço das marcas chinesas na indústria automobilística é uma realidade. Eles estão oferecendo veículos elétricos a preços competitivos, desafiando as marcas tradicionais. A indústria automobilística europeia terá que fazer um grande esforço financeiro e técnico para enfrentar este desafio.
Para informações adicionais, acesse o site