Connect with us
Ciclone Extratropical Devasta RS e Resulta em Mínimo 21 Fatalidades Ciclone Extratropical Devasta RS e Resulta em Mínimo 21 Fatalidades

Notícias

Ciclone Extratropical Devasta RS e Resulta em Mínimo 21 Fatalidades

Artigo

em

Um ciclone extratropical resultou em pelo menos 21 fatalidades em Rio Grande do Sul, nas últimas 48 horas.

O Desastre Natural

Um evento climático extremo, um ciclone extratropical, causou estragos em Rio Grande do Sul, resultando em um mínimo de 21 fatalidades no espaço de 48 horas. Este fenômeno natural teve um impacto dramático no nível do Rio Taquari, causando inundações em várias cidades ao longo do seu curso e deixando um rastro de destruição.

PUBLICIDADE

Efeitos do Ciclone

Estima-se que o número de desabrigados em Rio Grande do Sul tenha atingido aproximadamente 1.650 pessoas, com mais de 4,5 mil desalojados. Devido à ventania, chuva forte e queda de granizo, muitas casas sofreram danos. Dezenas de cidades ficaram sem energia e ainda há muitos locais alagados.

O ciclone gerou uma série de chuvas intensas, o que fez com que os níveis do Rio Taquari e seus afluentes subissem drasticamente. Em Roca Sales, uma das cidades mais afetadas, o nível do rio subiu mais de 13m em menos de 12 horas.

PUBLICIDADE

Alerta e Resgate

A prefeitura alertou a população, através das redes sociais, que a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros estavam tendo dificuldades para auxiliar todos os que precisavam, recomendando que os moradores que tivessem condições se refugiassem nos telhados das casas à espera de resgate.

Impacto em Muçum

Especificamente, em Muçum, na região do Vale do Taquari, foram encontrados 15 corpos. Mais de 80% da cidade ficou inundada. ‘É o maior volume de mortes em um evento climático no estado do Rio Grande do Sul. Centenas de pessoas se mobilizaram em uma rede de proteção e salvamos milhares de vidas. Mas, infelizmente, 21 vidas não puderam ser salvas’, lamentou o governador Eduardo Leite (PSDB), após visitar Lajeado, outra cidade muito afetada.

PUBLICIDADE

Região do Vale do Taquari

As equipes de resgate estão concentradas na região do Vale do Taquari, onde os impactos do ciclone foram grandes. As comunidades de Muçum e Roca Sales, as mais atingidas, estão mais de 80% submersas.

Serviços Afetados

Em ambos os municípios, todo o comércio do centro, a prefeitura e as escolas estão alagados. Além disso, existem regiões rurais completamente isoladas, sem energia elétrica e serviço de telefonia.

PUBLICIDADE

O Alerta Ignorado

‘Em algumas comunidades, onde a água chegou a um volume que nunca tivemos um precedente como este, muitas pessoas não entenderam que os alertas eram para ser levados a sério e a água subiu rapidamente’, explicou o governador.

Efeito Direto em 18,5 mil Pessoas

Segundo o coronel Marcus Vinicius Gonçalves Oliveira, da Defesa Civil do estado, pelo menos 18,5 mil pessoas foram afetadas diretamente pelo ciclone e seus efeitos. Ele destacou que solicitou apoio do Ministério da Defesa.

PUBLICIDADE

Monitoramento do Rio Guaíba

O Rio Guaíba, que corta Porto Alegre, também está sendo monitorado, devido à possibilidade de um pico de elevação no nível nas próximas horas.

Lamento do Presidente

Nas redes sociais, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva manifestou sua tristeza pela situação e afirmou que todo o aparato federal está à disposição do governo gaúcho.

PUBLICIDADE

Notícias Relacionadas

* Maioria dos mortos pela polícia no país são negros e jovens
* Polícia prende suspeito de atirar em Mingau, baixista da banda Ultraje a Rigor
* Conheça prédios com a fama de serem ‘mal-assombrados’
* 173 anos da Lei Eusebio de Queiros: entenda o que foi a medida

Agradeço a colaboração de Marina Dantas e Leticia Torres, estagiárias sob a supervisão de Fabio Grecchi.

PUBLICIDADE

Deseja acompanhar mais notícias como estas? Envie sua opinião para o Correio pelo e-mail [email protected].

Para informações adicionais, acesse o site

PUBLICIDADE
‘Este conteúdo foi gerado automaticamente a partir do conteúdo original. Devido às nuances da tradução automática, podem existir pequenas diferenças’.

Jornalista e editora do NHTV, um espaço onde trago as principais notícias do Brasil e do mundo. Minha paixão pelo jornalismo me motivou a criar este site, com o objetivo de oferecer informações precisas e imparciais sobre uma variedade de tópicos. Acredito no poder do jornalismo para informar, inspirar e capacitar as pessoas a compreenderem melhor nosso mundo em constante mudança. Agradeço por nos acompanhar e estou aqui para fornecer notícias confiáveis e relevantes.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE