Connect with us
Circuito Nelore de Qualidade avalia mais de 3.000 animais em Barra do Garças (MT) Circuito Nelore de Qualidade avalia mais de 3.000 animais em Barra do Garças (MT)

Notícias

Circuito Nelore de Qualidade avalia mais de 3.000 animais em Barra do Garças (MT)

Artigo

em

A 18ª etapa nacional do Circuito Nelore de Qualidade 2023 registrou um marco histórico na avaliação de bovinos. Com um total de 3.016 animais avaliados, essa etapa conquistou o recorde de maior quantidade já registrada na iniciativa.

Realização e Parcerias

A etapa, que aconteceu em 17 e 18 de outubro, em Barra do Garças (MT), foi realizada pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB) em parceria com a Associação dos Criadores de Nelore do Mato Grosso (ACNMT), e o Frigorífico Friboi, com o apoio da Matsuda Sementes e Nutrição Animal.

PUBLICIDADE

> ‘Esta etapa, que resultou numa celebração da excelência do Nelore e a dedicação incansável dos neloristas, reuniu 18 pecuaristas, além de técnicos e entusiastas da raça na região. Com o maior número já registrado no Circuito, a etapa no Friboi de Barra do Garças será lembrada como um marco em nossa jornada, fortalecendo ainda mais os laços que unem os apaixonados pela raça Nelore” – Victor Paulo Silva Miranda, presidente da ACNB.

Análise dos Machos

Dos machos avaliados, 81% apresentaram até 2 dentes incisivos permanentes, indicando uma idade de até 2 anos. Além disso, 71,5% desses animais atingiram um peso superior a 20 arrobas, com uma média de 21,4 arrobas.

PUBLICIDADE

1. Campeão na categoria de machos: André de Moraes Zucato, da Fazenda Vila Rica (Pedra Preta, MT) – Medalha de Ouro.
2. Segundo lugar: Maristela Rosa Valim de Noronha, da Fazenda Jacarandá (Araguaiana, MT) – Medalha de Prata.
3. Terceiro lugar: Robeca Participações, da Fazenda Jaó, localizada em Nova Xavantina (MT) – Medalha de Bronze.

Análise das Fêmeas

Entre as fêmeas, 84% possuíam até 2 dentes incisivos permanentes, o que indica uma idade de até 2 anos. Além disso, 83,5% delas exibiram um peso superior a 14 arrobas, com uma média de 15,5 arrobas. Além disso, 75% das fêmeas demonstraram cobertura de gordura mediana.

PUBLICIDADE

1. Campeã na categoria de fêmeas: Maristela Rosa Valim de Noronha – Medalha de Ouro.
2. Segundo lugar: Agropecuária Roncador (Querência, MT) – Medalha de Prata.
3. Terceiro lugar: Irineu Afonso Bragagnolo, da Fazenda Alto Alegre, de Tesouro (MT) – Medalha de Bronze.

Novidades do campeonato

O campeonato de 2023 apresentou duas modificações importantes:

PUBLICIDADE

– Ajuste na faixa de peso de carcaça para machos: Agora, apenas as carcaças de machos que pesam de 20 a 25 arrobas recebem a nota máxima. Os bovinos que pesam de 18 a 20 arrobas recebem nota 9.
– Criação de prêmio específico para o Melhor Lote de Carcaça de Machos e/ou Fêmeas Terminado em Pastagens.

Próximas etapas do circuito

Confira as próximas etapas do Circuito Nelore de Qualidade:

PUBLICIDADE

– 8 e 9/11 – Fribal de Imperatriz (MA)
– 14/11 – Friboi de Redenção (PA)
– 16/11 – Frisa de Teixeira de Freitas (BA)
– 17/11 – Friboi de Santana do Araguaia (PA)
– 21 e 22/11 – Friboi de Diamantino (MT)
– 23/11 – Friboi de Marabá (PA)
– 29/11 – Friboi de Itapetinga (BA)
– 30/11 – Friboi unidade II de Campo Grande (MS)

Esperamos que a excelência do Nelore e a dedicação dos neloristas continuem elevando o padrão da raça em todas as etapas futuras.

PUBLICIDADE

Para informações adicionais, acesse o site

‘Este conteúdo foi gerado automaticamente a partir do conteúdo original. Devido às nuances da tradução automática, podem existir pequenas diferenças’.
PUBLICIDADE

Jornalista e editora do NHTV, um espaço onde trago as principais notícias do Brasil e do mundo. Minha paixão pelo jornalismo me motivou a criar este site, com o objetivo de oferecer informações precisas e imparciais sobre uma variedade de tópicos. Acredito no poder do jornalismo para informar, inspirar e capacitar as pessoas a compreenderem melhor nosso mundo em constante mudança. Agradeço por nos acompanhar e estou aqui para fornecer notícias confiáveis e relevantes.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE