Connect with us
Comenda Patativa do Assaré - Um reconhecimento à Cultura Popular Tradicional do Ceará Comenda Patativa do Assaré - Um reconhecimento à Cultura Popular Tradicional do Ceará

Notícias

Comenda Patativa do Assaré – Um reconhecimento à Cultura Popular Tradicional do Ceará

Artigo

em

A Comenda Patativa do Assaré é uma honraria promovida pelo Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), que tem como objetivo homenagear personalidades que contribuíram significativamente para a cultura popular do estado.

Um pouco sobre a Comenda Patativa do Assaré

Criada em 2018, a Comenda é uma forma de reconhecimento a artistas, poetas, cantadores e pesquisadores que se destacaram por suas relevantes contribuições à cultura popular tradicional no estado. Esta condecoração é dada a pessoas que se relacionam com uma ou mais linguagens artísticas e/ou a cultura tradicional popular.

PUBLICIDADE

> Nota: A Comenda leva o nome do grande poeta popular Patativa do Assaré, um dos maiores poetas populares do Brasil.

Os agraciados com a Comenda Patativa do Assaré 2022

Mestra Dina Martins, de Canindé

Mestra Dina, é vaqueira e aboiadora. Fundou a Associação dos Vaqueiros, Aboiadores e Pequenos Criadores dos Sertões de Canindé, com mais de 260 vaqueiros. Sua vida já virou inspiração para filmes, cordéis, livros, matérias jornalísticas e um documentário para a TV Australiana.

PUBLICIDADE

Alemberg Quindins, de Nova Olinda

Francisco Alemberg de Souza Lima é diretor-fundador de um grande centro cultural para as crianças de Nova Olinda, a Fundação Casa Grande — Memorial do Homem Kariri. Além disso, é também músico de formação popular, empreendedor social, escritor e artista plástico autodidata.

Dim Brinquedim, de Pindoretama

Dim Brinquedim é um artista que começou a confeccionar brinquedos ainda na infância. Suas peças de inspiração na cultura popular se multiplicaram e ele passou a ministrar cursos para escolas e para instituições culturais de diversas regiões do Brasil.

PUBLICIDADE

Mestra Ana (Ana Maria da Conceição), de Tianguá

Ana Maria da Conceição, mais conhecida como Mestra Ana, é uma mulher que através de seu esforço e de sua motivação consegue manter viva a tradição dos Dramas Cantados.

Carlos Gomide (Babau), de Juazeiro do Norte

Carlos Gomide é um artista educador e criador da Carroça de Mamulengos, a companhia de arte e vida que Carlos criou, formou sua família e segue formando brincantes e criando junto aos mestres e mestras da cultura popular de todo o Brasil.

PUBLICIDADE

Como os agraciados são escolhidos

No momento de transição para a aplicação do código do Patrimônio, o Conselho Estadual de Política Cultural (CEPC) indicou uma comissão especial que escolheu os agraciados e esses nomes foram publicados em diário oficial.

Patativa do Assaré

Nascido em 5 de março de 1909, na Serra de Santana, no município de Assaré, Patativa do Assaré foi cantador, repentista, compositor e um dos maiores poetas populares do Brasil. Sua obra e atuação são inspiração para a Comenda Patativa do Assaré.

PUBLICIDADE

Conclusão

A Comenda Patativa do Assaré é um importante reconhecimento para personalidades que contribuíram e contribuem para a cultura popular do Ceará. É uma forma de valorizar a obra e a memória do grande poeta, Patativa do Assaré, e também reconhecer o trabalho de pessoas que atuam na promoção da cultura popular no Ceará e no Brasil.

Fontes:
1. Secult Ceará
2. Diário Oficial do Estado do Ceará

PUBLICIDADE

Para informações adicionais, acesse o site

‘Este conteúdo foi gerado automaticamente a partir do conteúdo original. Devido às nuances da tradução automática, podem existir pequenas diferenças’.
PUBLICIDADE

Jornalista e editora do NHTV, um espaço onde trago as principais notícias do Brasil e do mundo. Minha paixão pelo jornalismo me motivou a criar este site, com o objetivo de oferecer informações precisas e imparciais sobre uma variedade de tópicos. Acredito no poder do jornalismo para informar, inspirar e capacitar as pessoas a compreenderem melhor nosso mundo em constante mudança. Agradeço por nos acompanhar e estou aqui para fornecer notícias confiáveis e relevantes.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE