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Concessão do Porto de Murtinho - Governo Avança com Planos de Privatização Concessão do Porto de Murtinho - Governo Avança com Planos de Privatização

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Concessão do Porto de Murtinho – Governo Avança com Planos de Privatização

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Resumo: O governo está avançando com planos para conceder a operação do porto de Murtinho e pequenos aeroportos para o setor privado. Ambos os projetos estão sendo supervisionados por grupos de trabalho designados pelo Escritório de Parcerias Estratégicas (EPE).

1. Concessão do Porto de Murtinho

1.1 Contexto

O Porto de Murtinho, que já foi operado por um consórcio privado no início dos anos 2000, está set para ser novamente passado ao setor privado. A empresa que anteriormente operava o porto, a Agência Portuária de Porto Murtinho, tentou legalmente contestar o término de seu contrato em 2022, mas não teve sucesso [1].

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1.2 Viabilidade

Estudos de viabilidade realizados sugerem que o porto tem o potencial para transportar entre 600.000 a 1 milhão de toneladas de grãos, além de ser usado para o transporte de etanol e para receber importações.

1.3 Investimentos Necessários

Os relatórios indicam que serão necessários investimentos entre R$ 5 milhões e R$ 10 milhões, possivelmente chegando a R$ 15 milhões, para expandir a capacidade de transporte do porto.

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1.4 Desafios

Um dos principais desafios para a operação do porto é a possibilidade de secas prolongadas, que podem reduzir o volume de água no Rio Paraguai e dificultar o transporte.

2. Concessão de Pequenos Aeroportos

2.1 Contexto

Paralelamente aos planos do Porto Murtinho, o governo também está planejando conceder pequenos aeroportos, classificados como aeródromos, para a operação privada.

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2.2 Viabilidade

A Valec Engenharia, Construções e Ferrovias S.A. – Infra S/A foi contratada recentemente para realizar estudos sobre a viabilidade de transferir as operações de aeroportos em 20 cidades.

2.3 Investimentos Necessários

O governo divulgou recentemente um plano aeroviário que envolve R$ 250 milhões para desenvolver a infraestrutura aeroportuária de todas as regiões de Mato Grosso do Sul.

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2.4 Desafios

Um dos principais desafios para a operação dos pequenos aeroportos é a necessidade de melhorias na infraestrutura, que variam desde a reforma de pistas até a instalação de novas estruturas.

3. Conclusão

Os planos de concessão do Porto de Murtinho e dos pequenos aeroportos são uma indicação clara do compromisso do governo de promover o desenvolvimento através da colaboração com o setor privado. O sucesso desses projetos poderia abrir o caminho para futuras parcerias semelhantes.

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> ‘A concessão do Porto de Murtinho e dos pequenos aeroportos para o setor privado é uma medida estratégica que visa melhorar a eficiência e a capacidade de nossas infraestruturas de transporte.’ – Fonte não oficial do Executivo.

Figura 1: Vista aérea do Porto de Murtinho.

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Fontes:

1] [Governo cria grupo para avançar em concessão do porto de Murtinho – Campo Grande News

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‘Este conteúdo foi gerado automaticamente a partir do conteúdo original. Devido às nuances da tradução automática, podem existir pequenas diferenças’.
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