Connect with us
Desenvolvimento Sustentável por meio do Manejo Florestal em Manicoré Desenvolvimento Sustentável por meio do Manejo Florestal em Manicoré

Notícias

Desenvolvimento Sustentável por meio do Manejo Florestal em Manicoré

Artigo

em

O Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) tem como objetivo promover o desenvolvimento sustentável através do manejo florestal em Manicoré. Para isso, o Idam realizou a entrega de serrarias portáteis à duas associações de produtores rurais.

Entrega de Serrarias Portáteis

A entrega das serrarias portáteis faz parte de uma série de trabalhos de manejo comunitário, que são realizados em parceria com o Idam, a Fundação Amazônia Sustentável (FAS), a Prefeitura de Manicoré, a Secretaria do Estado do Meio Ambiente (Sema) e a Secretaria do Estado de Produção Rural (Sepror).

PUBLICIDADE

> ‘As serrarias seriam, inicialmente, entregues ao município, mas devido a mudanças no sistema optamos pelo Termo de Compartilhamento. As serrarias portáteis foram enviadas a Manicoré e, agora, pudemos entrega-las aos comunitários para poderem utiliza-las em suas operações de desdobramento de madeira’,
>
> disse Mariza Lisley da Silva Jurema, gerente da unidade local do Idam em Manicoré.

Beneficiados

Os beneficiados com a entrega foram duas associações de produtores que fazem parte dos Planos de Manejo: a Associação dos Agricultores da Comunidade de Vista Alegre (ASAVA) e a Central Agroextrativista da Reserva de Desenvolvimento Sustentável (CAARDS).

PUBLICIDADE

Durante a entrega, a equipe do Idam em Manicoré também deu continuidade ao processo de atualização das propostas de crédito dos detentores dos Planos de Manejo. Além disso, os associados receberam uma capacitação, proporcionada pela Sepror, sobre a montagem das serrarias.

Planos de Manejo Comunitário

Atualmente, o projeto conta com três Planos de Manejo Comunitário, com uma Licença de Operação. O manejo comunitário é uma forma de gestão dos recursos naturais que visa o uso sustentável e a preservação da biodiversidade.

PUBLICIDADE

Associação dos Agricultores da Comunidade de Vista Alegre

A Associação dos Agricultores da Comunidade de Vista Alegre (ASAVA) é uma das beneficiadas com a entrega das serrarias portáteis. A ASAVA faz parte dos Planos de Manejo Comunitário e tem como objetivo o uso sustentável dos recursos naturais.

Central Agroextrativista da Reserva de Desenvolvimento Sustentável

A Central Agroextrativista da Reserva de Desenvolvimento Sustentável (CAARDS) também foi beneficiada com a entrega das serrarias portáteis. A CAARDS faz parte dos Planos de Manejo Comunitário e tem como objetivo a preservação da biodiversidade.

PUBLICIDADE

Conclusão

O desenvolvimento sustentável por meio do manejo florestal é uma forma de preservar a biodiversidade e promover o uso sustentável dos recursos naturais. A entrega de serrarias portáteis pelo Idam é um importante passo nesse sentido.

Leia mais:

PUBLICIDADE

Produção de polpas naturais em Manacapuru receberá investimento de R$ 3,7 milhões

Wilson Lima destaca investimentos em Segurança Pública em apresentação de maior apreensão de cocaína no Amazonas

PUBLICIDADE

Codam aprova investimentos de R$ 671 milhões e geração de 2 mil novos empregos no AM

Para informações adicionais, acesse o site

PUBLICIDADE
‘Este conteúdo foi gerado automaticamente a partir do conteúdo original. Devido às nuances da tradução automática, podem existir pequenas diferenças’

.

PUBLICIDADE

Jornalista e editora do NHTV, um espaço onde trago as principais notícias do Brasil e do mundo. Minha paixão pelo jornalismo me motivou a criar este site, com o objetivo de oferecer informações precisas e imparciais sobre uma variedade de tópicos. Acredito no poder do jornalismo para informar, inspirar e capacitar as pessoas a compreenderem melhor nosso mundo em constante mudança. Agradeço por nos acompanhar e estou aqui para fornecer notícias confiáveis e relevantes.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE