Connect with us
Dira Paes e Pureza Loyola - Um encontro emocionante no festival Maranhão na Tela"" Dira Paes e Pureza Loyola - Um encontro emocionante no festival Maranhão na Tela""

Notícias

Dira Paes e Pureza Loyola – Um encontro emocionante no festival Maranhão na Tela””

Artigo

em

São Luís, a capital do Maranhão se transformou no segundo dia do festival ‘Maranhão na Tela’, um componente integral do Mobiliza SLZ. Dira Paes, uma das atrizes mais respeitadas do Brasil, se encontrou com a maranhense Pureza Loyola, que inspirou o filme ‘Pureza’, protagonizado pela atriz. Aconteceu na noite de terça-feira (5), no Golden Shopping.

Antes deste diálogo esclarecedor, o filme ‘Pureza’ foi apresentado em uma sala de cinema especialmente reservada para o ‘Maranhão na Tela’. No local, os presentes puderam acompanhar a história inspiradora de Pureza, vivida na tela grande pela talentosa Dira Paes.

PUBLICIDADE

Recomendação de leitura:

Pureza: filme que retrata a luta de uma maranhense para libertar seu filho da escravidão moderna estreia nos cinemas

PUBLICIDADE

Durante o evento, o diretor do filme, Renato Barbieri, compartilhou detalhes da produção do filme, que levou 16 anos para ser concluído. Ele destacou o reconhecimento internacional da luta de Pureza, considerada uma heroína abolicionista contemporânea.

Em 1997, ela foi homenageada com o Prêmio Antiescravidão em Londres, oferecido pela ONG britânica Anti-Slavery International. E, em junho deste ano, Pureza foi agraciada com o prêmio internacional Award, entregue pelo governo dos Estados Unidos, em Washington.

PUBLICIDADE

‘Essa é uma oportunidade única e devemos reconhecer que essa mulher com quem temos a honra de conviver é reconhecida internacionalmente como uma heroína. É a única mulher no Brasil que ganhou dois prêmios de abolicionista, de libertadora. Precisamos reconhecer seus feitos, sua mensagem’, disse Renato.

Dira Paes e Pureza Loyola: Uma conexão especial

A atriz Dira Paes recordou que a última vez que esteve no Maranhão foi quando visitou Pureza em sua casa, na cidade de Bacabal. Segundo ela, é uma honra estar novamente na ‘terra’ onde tudo começou.

PUBLICIDADE

‘Hoje, acho que Pureza está encontrando seu destino inicial, suas raízes. É um encontro de duas forças convergentes. De certa maneira, eu já conhecia a história da Pureza, mas não a conhecia pessoalmente. Quando Renato me apresentou o roteiro, eu disse: ‘eu preciso fazer esse filme!’. É um filme que, em duas horas, localiza historicamente a escravidão moderna’, afirmou a atriz.

Durante a conversa, dona Pureza compartilhou sua luta contra a escravidão ao procurar seu filho mais novo, Abel, que deixou a casa para trabalhar em uma mina de ouro em 1996. Após três anos de busca incansável, ela conseguiu localizar e resgatar o filho no interior do Pará.

PUBLICIDADE

‘Criei meus filhos sozinha, por isso que sou uma ‘fera’ com eles. Uma vitória dessas nunca tinha acontecido. O que aconteceu não é nem mais escravidão, é perversidade. Levar os filhos ‘alheios’ para trabalhar e lá se tornarem escravos. Hoje meu filho mora perto de mim, mas foi muito difícil tirá-lo e os outros de lá’, relembrou Pureza.

O ‘Maranhão na Tela’

Elenco e direção do filme ‘Tire 5 Cartas’

PUBLICIDADE

O festival ‘Maranhão na Tela’ iniciou sua programação na manhã de segunda-feira (4), com uma sessão exclusiva do filme ‘Tire 5 Cartas’, uma comédia filmada e produzida em São Luís. Dirigido por Diego Freitas, produzido por Joaquim Haickel e estrelado por Lilia Cabral, Claudia de Moura e Stepan Nercessian, ‘Tire 5 Cartas’ é a maior produção cinematográfica totalmente filmada no Maranhão.

A comédia conta a história de Fátima, interpretada pela atriz Lilia Cabral, uma cartomante que engana seus clientes com a ajuda de seu marido, Lindoval (Stepan Nercessian). Sua sorte muda quando um anel valioso roubado cruza seu caminho. Determinada a ficar com o anel, Fátima foge dos criminosos e volta para sua terra natal, São Luís, embarcando em uma aventura hilária e emocionante.

PUBLICIDADE

O filme conta com as participações especiais de Alcione e Sidney Magal, além das influenciadoras Thaynara OG e Mathy Lemos. Fazem parte do elenco, ainda, vários atores e atrizes maranhenses, como Áurea Maranhão, César Boaes, Claudiana Cotrim, Deo Garcez, Al Danusio, Xyco Pedrosa, Tassia Dhur, dentre outros.

A exibição do filme faz parte da programação de abertura da edição comemorativa dos 15 anos do festival de cinema independente, que segue até o dia 9 de setembro, com mostra de filmes, oficinas, bate-papo e premiações no Kinoplex Golden (Golden Shopping Calhau) e no Teatro da Cidade (Centro). O Maranhão na Tela é o evento principal do Mobiliza SLZ.

PUBLICIDADE

Clique aqui e confira a programação completa do Festival Maranhão na Tela.

Programação do Mobiliza SLZ e Aplicativo

O Mobiliza SLZ terá atividades realizadas de forma individual, como workshops, oficinas, trilhas esportivas e shows musicais, e também diversas atividades colaborativas, como as feiras criativas que reunirão expositores das mais diversas áreas (artesanato, moda, artes plásticas, saúde, bem-estar, etc), espalhados por vários bairros de São Luís (Lagoa da Jansen, Cidade Operária, Centro, Coroadinho, etc).

PUBLICIDADE

Para facilitar a interação entre todos os realizadores de eventos, pela segunda vez, o

Para informações adicionais, acesse o site

PUBLICIDADE
‘Este conteúdo foi gerado automaticamente a partir do conteúdo original. Devido às nuances da tradução automática, podem existir pequenas diferenças’

.

PUBLICIDADE

Jornalista e editora do NHTV, um espaço onde trago as principais notícias do Brasil e do mundo. Minha paixão pelo jornalismo me motivou a criar este site, com o objetivo de oferecer informações precisas e imparciais sobre uma variedade de tópicos. Acredito no poder do jornalismo para informar, inspirar e capacitar as pessoas a compreenderem melhor nosso mundo em constante mudança. Agradeço por nos acompanhar e estou aqui para fornecer notícias confiáveis e relevantes.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE