Connect with us
Distribuição de Mudas Nativas na Romaria dos Mortos no Horto do Padre Cícero Distribuição de Mudas Nativas na Romaria dos Mortos no Horto do Padre Cícero

Notícias

Distribuição de Mudas Nativas na Romaria dos Mortos no Horto do Padre Cícero

Artigo

em

A Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (SEMA), em parceria com várias organizações, distribuiu mudas nativas durante a Romaria dos Mortos no Horto do Padre Cícero.

Introdução

A preservação do meio ambiente é uma responsabilidade compartilhada. Durante a Romaria dos Mortos no Horto do Padre Cícero, a SEMA, em conjunto com a Fundação Araripe e a equipe do projeto Semeando Conhecimento na Caatinga, associou-se ao IFCE – Campus Fortaleza e ao Complexo Ambiental Caminhos do Horto para distribuir mudas de espécies nativas aos romeiros.

PUBLICIDADE

Sobre a SEMA

A SEMA é uma organização que se dedica à proteção do meio ambiente e à promoção da mudança climática. Ela é responsável pela gestão da Área de Proteção Ambiental (APA) Horto do Padre Cícero, uma Unidade de Conservação (UC) estadual.

A Área de Proteção Ambiental (APA) Horto do Padre Cícero

A APA Horto do Padre Cícero é uma área protegida que abriga uma variedade de espécies nativas. Durante a Romaria dos Mortos, a SEMA e seus parceiros distribuíram mudas destas espécies aos romeiros.

PUBLICIDADE

Semeando Conhecimento na Caatinga

O projeto Semeando Conhecimento na Caatinga é uma iniciativa que visa promover a conscientização ambiental e a sustentabilidade. Durante o evento, a equipe do projeto ajudou a distribuir as mudas e também produtos da sociobiodiversidade de comunidades atendidas pela Fundação Araripe.

Parceiros no Projeto

Várias organizações se associaram à SEMA para este evento. O IFCE – Campus Fortaleza e o Complexo Ambiental Caminhos do Horto foram parceiros fundamentais na distribuição das mudas. Três comunidades do estado do Ceará também participaram e comercializaram seus produtos.

PUBLICIDADE

Associação de mulheres do Sítio Macaúba

Esta associação de Barbalha comercializou óleos derivados do coco babaçu, copaíba e girassol, além de artesanato e biojoias criadas a partir da casca do babaçu.

Associação do Sítio Lírio (AFASIL)

A AFASIL, de Santana do Cariri, comercializou mel orgânico durante o evento.

PUBLICIDADE

Associação das Trabalhadoras Rurais na Agricultura Familiar (ATRAF)

A ATRAF, da comunidade Baixa do Maracujá, do Crato, comercializou leite de Janaguba, conhecida por suas propriedades benéficas para problemas gástricos, e óleo de pequi.

Conclusão

A distribuição de mudas nativas durante a Romaria dos Mortos no Horto do Padre Cícero é um exemplo de como a colaboração entre várias organizações pode promover a proteção do meio ambiente. Este evento não só ajudou a preservar a biodiversidade, mas também proporcionou uma plataforma para as comunidades locais comercializarem seus produtos. A SEMA e seus parceiros continuam comprometidos com a promoção da sustentabilidade e da conscientização ambiental.

PUBLICIDADE

Referências

1. SEMA
2. Fundação Araripe
3. IFCE – Campus Fortaleza
4. Complexo Ambiental Caminhos do Horto

PUBLICIDADE

SEMA distribui mudas nativas na Romaria dos Mortos no Horto do Padre Cícero. Crédito da imagem: SEMA.

> ‘A preservação do meio ambiente é uma responsabilidade compartilhada.’ – SEMA

PUBLICIDADE

– [x] Mudas nativas distribuídas
– [x] Participação de várias organizações
– [x] Produtos da sociobiodiversidade comercializados

“`python
# Código para preservação do meio ambiente
def preservacao():
print(‘Preserve o meio ambiente!’)
preservacao()
“`

PUBLICIDADE

Preserve o meio ambiente!

Para informações adicionais, acesse o site

PUBLICIDADE
‘Este conteúdo foi gerado automaticamente a partir do conteúdo original. Devido às nuances da tradução automática, podem existir pequenas diferenças’.

Jornalista e editora do NHTV, um espaço onde trago as principais notícias do Brasil e do mundo. Minha paixão pelo jornalismo me motivou a criar este site, com o objetivo de oferecer informações precisas e imparciais sobre uma variedade de tópicos. Acredito no poder do jornalismo para informar, inspirar e capacitar as pessoas a compreenderem melhor nosso mundo em constante mudança. Agradeço por nos acompanhar e estou aqui para fornecer notícias confiáveis e relevantes.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE