Notícias
Educação no campo – uma luz nas Casas Familiares Rurais
As Casas Familiares Rurais (CFR) estão desempenhando um papel crucial na formação de jovens no Brasil, proporcionando educação de qualidade e promovendo a permanência no campo. Este artigo explora o impacto dessas instituições, bem como os desafios que enfrentam.
O conceito de Educação do Campo
A educação do campo é um modelo de ensino que tem o potencial de transformar vidas em áreas rurais. Este método de ensino não se limita a florestas, pecuária, minas e agricultura, mas abrange também espaços de pesca, caiçaras, ribeirinhos e extrativistas.
Além de proporcionar educação em áreas rurais, a educação do campo proporciona oportunidades que dinamizam a conexão dos seres humanos com a produção das condições da existência social e com as realizações da sociedade humana.
Origem e Propósito da Educação do Campo no Brasil
A educação do campo no Brasil emergiu no final da década de 1990, articulando indivíduos que viviam em territórios rurais, como agricultores familiares, assentados, acampados da reforma agrária, ribeirinhos e quilombolas.
O objetivo deste movimento era desafiar uma narrativa forte na sociedade de que o campo iria desaparecer devido à migração para os centros urbanos.
O Papel das Casas Familiares Rurais
As CFRs, originadas na França na década de 1930, oferecem um modelo alternativo de aprendizado, proporcionando formação profissional aliada à educação humana para os filhos de famílias camponesas.
Essas instituições proporcionam uma educação de qualidade aos filhos de produtores rurais e agricultores familiares sem que tenham que abandonar suas atividades na propriedade. A dinâmica é conhecida como ‘tempo escola e comunidade’, onde os alunos passam um período na CFR e um período em casa, aplicando na prática os conhecimentos adquiridos na escola.
O Impacto das CFRs: um exemplo na Bahia
Um exemplo dessa dinâmica é a Associação da Casa Familiar Rural (CFR) no município de Belterra, no Pará.
Casa Familiar Rural em Belterra, município no Pará / Liege Costa
Rodeada por monoculturas de soja e milho, a escola existe há mais de dez anos e ensina jovens do campo a formação técnica em agropecuária integrada ao ensino médio.
Vista frontal da Casa Familiar Rural (CFR) de Belterra, município no Pará / Daniela Pantoja
O chamado ‘tempo escola e comunidade’ é organizado pela coordenação e acompanhamento dos monitores, professores e da equipe de plantão.
Interdisciplinaridade e Mudanças Climáticas
A pedagogia da alternância, utilizada nas Escolas Família Agrícola e nas Casas Familiares Rurais, é uma forte aliada para a permanência do aluno no campo, permitindo que o estudante contribua para a manutenção dos territórios e compreenda os cuidados urgentes relacionados às mudanças climáticas.
Crise no Ensino do Campo
Apesar dos esforços, muitas escolas rurais estão fechando. Nos últimos vinte anos, mais de 150 mil escolas foram fechadas, com 101 mil desses fechamentos ocorrendo em territórios rurais.
Conclusão
As Casas Familiares Rurais estão desempenhando um papel fundamental na educação dos jovens no campo, promovendo a permanência e contribuindo para a manutenção dos territórios. No entanto, ainda há muitos desafios a serem superados, incluindo a necessidade de maior apoio do governo e o fechamento de escolas rurais.
Para informações adicionais, acesse o site