Connect with us
Expansão do Turismo em Paraná - Uma análise dos 94 projetos autorizados pelo IAT Expansão do Turismo em Paraná - Uma análise dos 94 projetos autorizados pelo IAT

Notícias

Expansão do Turismo em Paraná – Uma análise dos 94 projetos autorizados pelo IAT

Artigo

em

A paisagem exótica e a rica biodiversidade do Paraná têm atraído cada vez mais turistas e investidores. Desde 2019, o Instituto Água e Terra (IAT) autorizou nada menos que 94 projetos turísticos em duas importantes cidades da região: Porto Rico e São Pedro do Paraná. Essa iniciativa é parte de um esforço maior para estimular o turismo sustentável e impulsionar a economia local, sem negligenciar a preservação do meio ambiente.

Licenciamento Ambiental: Um Processo Rigoroso

O processo de licenciamento ambiental é fundamental para garantir que tais atividades econômicas não afetem negativamente o meio ambiente local. No caso de Porto Rico e São Pedro do Paraná, essa preocupação é ainda maior, dada a localização dessas cidades em uma área de unidade de conservação federal.

PUBLICIDADE

As Três Etapas do Licenciamento Ambiental

O procedimento do licenciamento ambiental passa tradicionalmente por três etapas:

1. Licença Prévia: A primeira etapa é a licença prévia, emitida após a realização de estudos ambientais que confirmam a viabilidade do empreendimento sem riscos ao meio ambiente.

PUBLICIDADE

2. Licença de Instalação: A segunda etapa é a licença de instalação, que autoriza a execução das obras do empreendimento. Essa licença é emitida após uma série de estudos específicos que comprovam que as obras seguirão critérios ambientais rigorosos.

3. Licença de Operação: A última etapa é a licença de operação, que efetivamente autoriza o início das atividades do espaço após a verificação de que todas as exigências ambientais foram atendidas.

PUBLICIDADE

Projetos Notáveis: Investimentos Públicos e Privados

Vários projetos de infraestrutura foram aprovados, incluindo a instalação de bairros residenciais, condomínios e resorts. O Estado investiu mais de R$ 90 milhões nas duas cidades, enquanto projetos privados também se destacam.

O Destaque: Tayaya Aqua Resort Porto Rico

O maior destaque é a construção do Tayaya Aqua Resort Porto Rico. Localizado na região do Porto São José, em São Pedro do Paraná, o empreendimento de 58 mil metros quadrados fica às margens do Rio Paraná e deve ficar pronto em 2025. O projeto promete trazer tanto atrações de lazer quanto ações ambientais, como plantio de árvores e monitoramento da fauna silvestre.

PUBLICIDADE

Corredores das Águas: Atração Turística de Paraná

Porto Rico e São Pedro do Paraná são dois dos destinos turísticos mais populares entre os 36 municípios que integram a região dos Corredores das Águas do Paraná. A área, caracterizada pela proximidade com os pontos de água doce, oferece uma grande variedade de atrações, incluindo praias e cachoeiras artificiais, reservas ecológicas, atividades de pesca e turismo de aventura.

Conclusão

A expansão do turismo em Paraná é um processo cuidadosamente planejado e executado, com o objetivo de promover o crescimento econômico sustentável da região. Através do rigoroso processo de licenciamento ambiental do IAT, é possível garantir que os empreendimentos turísticos contribuam para a economia local sem prejudicar o meio ambiente.

PUBLICIDADE

Com a autorização de 94 projetos desde 2019, a região tem experimentado um boom de turismo e desenvolvimento sem precedentes, prometendo um futuro brilhante para o turismo de Paraná.

> ‘Por isso o trabalho do instituto é essencial, para que promova de fato o crescimento sustentável da região, alindo o aspecto econômico ao cuidado com a natureza’. – Helio Vasconcelos Filho, gerente do escritório do IAT da regional de Paranavai.

PUBLICIDADE

Fontes:
AEN
Fernanda Toigo/Sou Agro

Para informações adicionais, acesse o site

PUBLICIDADE
‘Este conteúdo foi gerado automaticamente a partir do conteúdo original. Devido às nuances da tradução automática, podem existir pequenas diferenças’.

Jornalista e editora do NHTV, um espaço onde trago as principais notícias do Brasil e do mundo. Minha paixão pelo jornalismo me motivou a criar este site, com o objetivo de oferecer informações precisas e imparciais sobre uma variedade de tópicos. Acredito no poder do jornalismo para informar, inspirar e capacitar as pessoas a compreenderem melhor nosso mundo em constante mudança. Agradeço por nos acompanhar e estou aqui para fornecer notícias confiáveis e relevantes.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE