Connect with us
Exposição de Aquarelas em Pirenópolis - Uma Celebração Artística Exposição de Aquarelas em Pirenópolis - Uma Celebração Artística

Notícias

Exposição de Aquarelas em Pirenópolis – Uma Celebração Artística

Artigo

em

Introdução

Pirenópolis, uma cidade conhecida por sua rica cultura e história, será palco de um evento artístico significativo. A exposição de aquarelas da respeitada artista Wal Curado está programada para abrir suas portas no dia 6 de novembro. Este evento é uma oportunidade única para apreciar o talento notável de Curado e a beleza imortalizada em suas pinturas.

O Lugar: Avoar Livros

O local escolhido para a exposição de Curado é a Avoar Livros, uma livraria localizada na pitoresca Rua do Lazer, ao lado da Equatorial, em Pirenópolis. Com sua atmosfera convidativa e uma variedade de obras literárias e artísticas, Avoar Livros é o cenário perfeito para esta exposição.

PUBLICIDADE

A Artista: Wal Curado

Wal Curado é uma artista plástica de Pirenópolis, conhecida por suas habilidades excepcionais em retratar rostos. Apesar de não ter uma formação acadêmica em artes plásticas, Curado tem um talento inato, demonstrado em suas obras primorosas.

A Exposição: Retratos

A exposição, intitulada ‘Retratos’, é uma realização conjunta da Academia Pirenopolina de Letras, Artes e Música (Aplam) e do Instituto Cultural Bernardo Élis Para os Povos do Cerrado (Icebe). A mostra vai exibir uma variedade de trabalhos de Curado, destacando sua especialidade em retratar rostos.

PUBLICIDADE

Apoio Institucional

O evento conta com o apoio do Instituto Histórico e Geográfico de Goiás (IHGG) e da Sociedade Goiana de História da Agricultura (SGHA). A colaboração dessas instituições reforça a importância da exposição para a comunidade artística e cultural de Goiás.

As Obras em Exibição

A exposição vai apresentar uma variedade de aquarelas de Curado, incluindo retratos de figuras literárias brasileiras como Machado de Assis, Gilberto Freyre, Carlos Drummond de Andrade, Jorge Amado e Chico Buarque de Hollanda. Além disso, a artista também homenageou a pintora mexicana Frida Kahlo e seu primo Bernardo Élis em suas obras.

PUBLICIDADE

A Técnica: Aquarela

Curado, que tem um vasto acervo de trabalhos em óleo e acrílico sobre tela, optou por usar apenas aquarelas para esta exposição. Para proteger as obras de umidade e danos físicos, a artista aplicou duas camadas de verniz e as cobriu com vidro anti-reflexivo.

A Versatilidade da Artista

Além dos retratos, a exposição também inclui pinturas que fazem referência às tradicionais Cavalhadas de Pirenópolis e algumas naturezas mortas, demonstrando a versatilidade de Curado como artista.

PUBLICIDADE

A Moldura

As obras em exibição são enquadradas em molduras de tom cúpreo. No entanto, os visitantes têm a opção de adquirir as obras sem a moldura, de acordo com a preferência de cada um.

O Legado Familiar

Wal Curado, descendente da família Valle, tem laços estreitos com a história artística de Pirenópolis. Seu primo, Luiz Augusto do Carmo Curado, foi um dos fundadores da Escola Goiana de Belas Artes, juntamente com o alemão Henning Gustav Ritter e o italiano frei Nazareno Confaloni.

PUBLICIDADE

A Exposição é Gratuita

A exposição é aberta ao público e a entrada é gratuita. Os visitantes podem apreciar as aquarelas de Curado até o dia 10 de dezembro.

Conclusão

A exposição de aquarelas de Wal Curado em Pirenópolis é mais do que apenas uma exibição de arte. É uma celebração da cultura, da história e do talento artístico. É uma oportunidade para apreciar a beleza capturada nas pinturas de Curado e entender a profundidade e complexidade de seu trabalho. É um convite para mergulhar no universo da arte e deixar-se encantar pela magia das cores e formas.

PUBLICIDADE

Imagem: Exposição de Aquarelas de Wal Curado em Pirenópolis

Fonte: Link para a fonte

PUBLICIDADE

> ‘A arte lava da alma a poeira do dia a dia.’ – Pablo Picasso

> ‘A arte é a expressão mais pura que existe.’ – Frida Kahlo.

PUBLICIDADE

Para informações adicionais, acesse o site

‘Este conteúdo foi gerado automaticamente a partir do conteúdo original. Devido às nuances da tradução automática, podem existir pequenas diferenças’.

Exposição de Aquarelas, Pirenópolis, Wal Curado, Avoar Livros, Retratos, Aplam, Icebe, IHGG, SGHA, Machado de Assis, Gilberto Freyre, Carlos Drummond de Andrade, Jorge Amado, Chico Buarque de Hollanda, Frida Kahlo, Bernardo Élis, Cavalhadas de Pirenópolis, naturezas mortas, Aquarela, verniz, vidro anti-reflexivo,,

PUBLICIDADE

Jornalista e editora do NHTV, um espaço onde trago as principais notícias do Brasil e do mundo. Minha paixão pelo jornalismo me motivou a criar este site, com o objetivo de oferecer informações precisas e imparciais sobre uma variedade de tópicos. Acredito no poder do jornalismo para informar, inspirar e capacitar as pessoas a compreenderem melhor nosso mundo em constante mudança. Agradeço por nos acompanhar e estou aqui para fornecer notícias confiáveis e relevantes.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE