Connect with us
Festa Literária de Cametá - Destaques da Editora Pública Dalcídio Jurandir Festa Literária de Cametá - Destaques da Editora Pública Dalcídio Jurandir

Notícias

Festa Literária de Cametá – Destaques da Editora Pública Dalcídio Jurandir

Artigo

em

A Festa Literária realizada na cidade de Cametá, de 8 a 12 de novembro, contou com a presença da Imprensa Oficial do Estado (Ioepa). Este evento de grande relevância para o cenário cultural teve como principal objetivo a exposição de diversas obras lançadas pela Editora Pública Dalcídio Jurandir, destacando-se por sua extensa programação e pela qualidade dos títulos apresentados.

Participação da Ioepa

A Ioepa marcou presença no evento com um estande onde foram expostos 42 títulos lançados na 26ª Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes, realizada em setembro. A Ioepa também destacou três obras de autores da região que foram publicadas nos últimos anos.

PUBLICIDADE

Entre os destaques da editora está o livro “Baixo Tocantins”, do jornalista, advogado e professor Salomão Larêdo.

Salomão Larêdo e o livro ‘Baixo Tocantins’

Salomão Larêdo, natural de Vila do Carmo, foi um dos autores homenageados na Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes e também recebeu homenagens na Festa Literária de Cametá.

PUBLICIDADE

O livro “Baixo Tocantins” é resultado de uma pesquisa iniciada em 2013 e intensificada durante a pandemia. A obra, com 1.097 páginas, aborda o modo de vida da região, histórias e registros políticos.

Sessão de autógrafos

Na Festa Literária, Larêdo realizou uma sessão de autógrafos do livro “Baixo Tocantins”. O evento aconteceu no espaço Vozes dos Homenageados e do Escritor Paraense.

PUBLICIDADE

Outros lançamentos da Ioepa

Além de “Baixo Tocantins”, a Ioepa também destacou o livro “Crônicas de Baião”, entregue pela editora em outubro de 2021 a Josias Favacho, um dos autores da obra. A obra reúne crônicas de sete autores de diferentes gerações que narram suas memórias, impressões e vivências tendo como referência central o cotidiano, os costumes, os personagens, o folclore e a cultura da cidade paraense de Baião.

‘Pelo caminho do rio envelhecido’

O visitante da Festa Literária de Cametá teve acesso aos exemplares do livro “Pelo caminho do rio envelhecido”, de João Gabriel dos Santos Brito. A obra, premiada pela região de Tocantins no edital do Prêmio Literário Dalcídio Jurandir, em 2019, é uma narrativa amazônica de 84 páginas.

PUBLICIDADE

## Eventos da Festa Literária

A Festa Literária de Cametá contou com uma programação gratuita que incluiu mesas redondas, debates acadêmicos, atrações musicais, exposições de livros, feira de economia criativa e praça de alimentação. O evento é uma realização do Governo do Estado, por meio da Secretaria Estado de Cultura, em parceria com a Prefeitura Municipal de Cametá.

PUBLICIDADE

Conclusão

A Festa Literária de Cametá é um evento de grande importância para a cultura local, proporcionando um espaço para a exposição de obras literárias e a valorização de autores regionais. A participação da Ioepa e da Editora Pública Dalcídio Jurandir fortaleceu ainda mais a relevância do evento, contribuindo para a difusão da literatura e da cultura da região.

> A literatura é uma forma de entendermos quem somos e de onde viemos. – Salomão Larêdo, autor do livro ‘Baixo Tocantins’.

PUBLICIDADE

Para informações adicionais, acesse o site

‘Este conteúdo foi gerado automaticamente a partir do conteúdo original. Devido às nuances da tradução automática, podem existir pequenas diferenças’.
PUBLICIDADE

Jornalista e editora do NHTV, um espaço onde trago as principais notícias do Brasil e do mundo. Minha paixão pelo jornalismo me motivou a criar este site, com o objetivo de oferecer informações precisas e imparciais sobre uma variedade de tópicos. Acredito no poder do jornalismo para informar, inspirar e capacitar as pessoas a compreenderem melhor nosso mundo em constante mudança. Agradeço por nos acompanhar e estou aqui para fornecer notícias confiáveis e relevantes.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE