Connect with us
Gestores Municipais Ampliam Consórcio para o Desenvolvimento Regional do Tocantins Gestores Municipais Ampliam Consórcio para o Desenvolvimento Regional do Tocantins

Notícias

Gestores Municipais Ampliam Consórcio para o Desenvolvimento Regional do Tocantins

Artigo

em

Quatorze prefeitos de cidades do sul do Tocantins se reuniram recentemente para discutir o crescimento do Consórcio Público para o Desenvolvimento Regional do Tocantins Regiões Sul e Centro-Oeste (CODER-TO Sul Centro-Oeste).

Ampliação do Consórcio

Estes gestores têm realizado vários encontros para construir um arranjo que permita a expansão da parceria entre os municípios em prol do desenvolvimento de ações e projetos em áreas estratégicas.

PUBLICIDADE

Decidiram que os projetos discutidos seriam executados por meio do consórcio já existente, o CODER. Os esforços têm sido dirigidos para a inclusão de mais municípios no consórcio e para a integração da câmara temática da saúde entre as frentes de trabalho realizadas.

> ‘Decidimos que essas ações e projetos poderiam ser executados pelo CODER, então passamos a trabalhar na inserção de mais Municípios no consórcio e na inclusão da câmara temática da saúde entre as frentes de trabalhos executadas, para que possamos realizar cirurgias eletivas’, explicou Diogo Borges, prefeito de Talismã.

PUBLICIDADE

Novos Membros do Consórcio

Recentemente, prefeitos dos municípios que compõem o Consórcio se reuniram para deliberar sobre a inclusão de mais municípios no grupo. Na ocasião, foi aprovada a entrada de mais doze municípios, além da inclusão da câmara temática da Saúde entre as frentes de trabalho do CODER.

Importância da Expansão

A prefeita de Gurupi, Josi Nunes, destacou a importância do consórcio e do ingresso de mais municípios.

PUBLICIDADE

> ‘Nós vamos tratar de vários serviços que poderemos realizar de forma compartilhada. Na saúde, iremos buscar recursos para iniciar cirurgias oftalmológicas. Hoje somos seis Municípios, mas logo seremos 18, e levaremos mais serviços’.

A Expectativa de Paranã

Fábio da Farmácia, prefeito de Paranã, falou da expectativa da cidade em entrar no consórcio e ser beneficiada pelas ações e benefícios dessa união.

PUBLICIDADE

> ‘O município de Paranã se sente fortalecido com a possibilidade de adentrar ao CODER, pois o consórcio tem o objetivo de desenvolver os Municípios presentes, seja na área da Saúde, seja no Meio Ambiente. Vamos buscar os apoios necessários’.

Selo de Inspeção Animal

Durante o encontro, foi assinado um acordo entre Gurupi e Palmeirópolis para a comercialização de produtos de origem animal. Isso será possível graças à implementação do Selo de Inspeção Animal (SIM), que permitirá o livre comércio desses produtos entre os municípios consorciados, sem barreiras ou restrições.

PUBLICIDADE

Outras Parcerias

Além disso, foram discutidas a criação de um polo de confecções na região e parcerias na área de meio ambiente.

Busca por Apoio

Os prefeitos pretendem buscar o apoio da Bancada Federal e do Governo do Estado para seus projetos. Um próximo encontro dos gestores do consórcio está previsto para 24 de novembro, em Santa Rita do Tocantins.

PUBLICIDADE

Municípios que compõem o CODER

Atualmente, fazem parte do CODER os municípios de Cariri do Tocantins, Formoso do Araguaia, Gurupi, Palmeirópolis, Sandolândia e Santa Rita do Tocantins.

Novos Membros

Devem entrar os municípios de Aliança do Tocantins, Araguaçu, Cariri do Tocantins, Crixás do Tocantins, Dueré, Figueirópolis, Jaú do Tocantins, Paranã, Peixe, Sucupira, São Valério e Talismã.

PUBLICIDADE

Com a adesão de novos municípios, o CODER tem a missão de levar mais serviços e benefícios para a população da região. A união de forças é a chave para o desenvolvimento e o progresso.

Para informações adicionais, acesse o site

PUBLICIDADE
‘Este conteúdo foi gerado automaticamente a partir do conteúdo original. Devido às nuances da tradução automática, podem existir pequenas diferenças’.

Jornalista e editora do NHTV, um espaço onde trago as principais notícias do Brasil e do mundo. Minha paixão pelo jornalismo me motivou a criar este site, com o objetivo de oferecer informações precisas e imparciais sobre uma variedade de tópicos. Acredito no poder do jornalismo para informar, inspirar e capacitar as pessoas a compreenderem melhor nosso mundo em constante mudança. Agradeço por nos acompanhar e estou aqui para fornecer notícias confiáveis e relevantes.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE