Connect with us
Gurupi Recebe Certificação Sanitária para Comercializar Produtos de Origem Animal nos Municípios do CODER Sul Gurupi Recebe Certificação Sanitária para Comercializar Produtos de Origem Animal nos Municípios do CODER Sul

Notícias

Gurupi Recebe Certificação Sanitária para Comercializar Produtos de Origem Animal nos Municípios do CODER Sul

Artigo

em

O município de Gurupi, localizado na região Sul do Tocantins, tem uma excelente notícia para comemorar. Durante a reunião mensal dos prefeitos desta região, realizada em Paranã, o município recebeu uma certificação que autoriza as agroindústrias locais a comercializarem seus produtos nos municípios integrantes do CODER Sul.

O que é o CODER Sul?

O Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento das Regiões Sul e Centro Oeste, conhecido como CODER Sul, reúne vários municípios com o objetivo de fomentar o desenvolvimento econômico e social. A presidente do consórcio e prefeita de Gurupi, Josi Nunes, afirmou durante a reunião que a entidade deseja que todos os municípios associados obtenham a certificação.

PUBLICIDADE

> ‘Queremos que os demais integrantes do Consórcio também obtenham essa certificação e possam comercializar seus produtos. Isso vai abrir muitas oportunidades principalmente para as pequenas empresas crescerem e gerarem mais empregos’, disse a prefeita Josi Nunes.

Certificação Sanitária

A certificação sanitária obtida pelos municípios de Gurupi e Palmeirópolis é conhecida como SIM (Selo de Inspeção Municipal). Essa certificação permite que as agroindústrias detentoras do selo possam comercializar seus produtos dentro dos municípios integrantes do CODER Sul.

PUBLICIDADE

Expansão do CODER Sul

Durante a reunião, também foi decidido que mais 12 municípios passarão a integrar o CODER Sul, totalizando 18 membros. Atualmente, são seis os municípios membros.

Os municípios que integram o CODER atualmente são:

PUBLICIDADE

1. Cariri do Tocantins
2. Formoso do Araguaia
3. Gurupi
4. Palmeirópolis
5. Sandolândia
6. Santa Rita do Tocantins

Os municípios que devem entrar são:

PUBLICIDADE

1. Aliança do Tocantins
2. Araguaçu
3. Cariri do Tocantins
4. Crixás do Tocantins
5. Dueré
6. Figueirópolis
7. Jaú do Tocantins
8. Paranã
9. Peixe
10. Sucupira
11. São Valério
12. Talismã

Próximos Passos

Outra decisão tomada durante a reunião foi a de que o Consórcio solicitará uma audiência com o governador Wanderlei Barbosa visando a assinatura de um Termo de Cooperação. Também buscará agenda com o presidente do Tribunal de Contas do Tocantins, conselheiro André Matos. A pauta das reuniões é a mesma, o correto tratamento dos resíduos sólidos.

PUBLICIDADE

Além disso, os prefeitos da região Sul estarão em Brasília, para solicitar à Bancada Federal, recursos visando a instalação de seis usinas nos aterros sanitários da região, visando o melhor aproveitamento dos resíduos sólidos e também para a realização de cirurgias oftalmológicas.

A próxima reunião dos prefeitos da região Sul e do CODER, será em 24 de novembro, em Santa Rita do Tocantins.

PUBLICIDADE

Com a obtenção desta certificação, Gurupi se destaca na região Sul do Tocantins e abre novas oportunidades para as pequenas empresas locais. Elas poderão expandir seus mercados e contribuir ainda mais para o desenvolvimento econômico e social da região.

PUBLICIDADE

Última modificação: 31 de outubro de 2023

Comentários estão fechados.

PUBLICIDADE

Para informações adicionais, acesse o site

‘Este conteúdo foi gerado automaticamente a partir do conteúdo original. Devido às nuances da tradução automática, podem existir pequenas diferenças’.
PUBLICIDADE

Jornalista e editora do NHTV, um espaço onde trago as principais notícias do Brasil e do mundo. Minha paixão pelo jornalismo me motivou a criar este site, com o objetivo de oferecer informações precisas e imparciais sobre uma variedade de tópicos. Acredito no poder do jornalismo para informar, inspirar e capacitar as pessoas a compreenderem melhor nosso mundo em constante mudança. Agradeço por nos acompanhar e estou aqui para fornecer notícias confiáveis e relevantes.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE