Connect with us
Hospital Santa Isabel de Progresso - Uma nova era na saúde mental com investimento federal Hospital Santa Isabel de Progresso - Uma nova era na saúde mental com investimento federal

Notícias

Hospital Santa Isabel de Progresso – Uma nova era na saúde mental com investimento federal

Artigo

em

O Hospital Santa Isabel de Progresso, uma instituição de saúde respeitada, foi recentemente agraciado com uma generosa doação de R$ 1 milhão do orçamento federal para o próximo ano. Com esta verba, o hospital tem planos de construir uma nova unidade de saúde mental, focada no atendimento de jovens com transtornos mentais e dependência química.

A conquista do investimento

O Hospital Santa Isabel de Progresso foi competidor na corrida por recursos contra a cidade de Morro Reuter, em uma iniciativa lançada pelo deputado Maurício Marcon (Podemos-RS). O deputado criou um mecanismo, disponível através de um aplicativo, que, apesar de algumas instabilidades, beneficiou ambas as cidades com a verba integral.

PUBLICIDADE

> ‘Todos que compraram essa ideia, que perceberam nela um valor, um sentido, um propósito que é maior do que a instituição, que é maior do que o nosso desejo, mas que é a entrega de um bem social, um bem público, que é o propósito da gente lutar, unir a comunidade, mobilizar a comunidade em prol de algo que a gente quer construir para deixar como um legado, para daqui alguns anos nós olharmos para os nossos filhos, para os nossos netos e podermos dizer com orgulho de que cada um de nós fez parte dessa conquista’, relatou Guilherme Mantovani, gerente assistencial do hospital.

Um novo capítulo na saúde mental

Com este investimento, o Santa Isabel planeja inaugurar uma nova era no tratamento de saúde mental na região. A instituição planeja utilizar o recurso para a construção de uma unidade de saúde mental com dez leitos via SUS, especializados no atendimento a adolescentes com dependência química e transtornos mentais.

PUBLICIDADE

Próximos passos

O recurso será alocado para o hospital no orçamento de 2024. Mantovani explica que a verba será liberada após a aprovação do projeto arquitetônico junto à Vigilância Sanitária Estadual e a habilitação dos leitos junto ao governo federal.

“`
‘O ano que vem nós sabemos que é um ano eleitoral, então as emendas têm um período para ser executadas, tem uma pausa que não podem ser pagas pela União em função do período eleitoral, para que não interfiram no processo eleitoral dos municípios. Então nós vamos agora tramitar, estamos com todo o projeto, o processo tramitando de habilitação dos leitos junto ao governo federal, de aprovação do projeto arquitetônico junto à Vigilância Sanitária Estadual. E quando tudo isso estiver pronto alinhado, nós iremos para a liberação do recurso’, relata.
“`

PUBLICIDADE

A disputa pelo recurso

A comunidade teve a oportunidade de votar nos projetos que gostariam de ver financiados em 2024 através de um aplicativo disponível no Google Play e Apple Store. Os municípios foram divididos por faixas de habitantes (de 5 a 10 mil, e de 10 a 30 mil moradores).

Na primeira faixa, a casa de saúde do Vale competia contra um projeto de Morro Reuter para uma área de lazer de 12 hectares às margens da BR-116. Apesar das dificuldades, o projeto do Santa Isabel venceu a disputa e garantiu o investimento.

PUBLICIDADE

Com este investimento, o Hospital Santa Isabel de Progresso promete revolucionar a saúde mental na região, oferecendo a adolescentes com dependência química e transtornos mentais a chance de um futuro melhor.

Para informações adicionais, acesse o site

PUBLICIDADE
‘Este conteúdo foi gerado automaticamente a partir do conteúdo original. Devido às nuances da tradução automática, podem existir pequenas diferenças’.

Jornalista e editora do NHTV, um espaço onde trago as principais notícias do Brasil e do mundo. Minha paixão pelo jornalismo me motivou a criar este site, com o objetivo de oferecer informações precisas e imparciais sobre uma variedade de tópicos. Acredito no poder do jornalismo para informar, inspirar e capacitar as pessoas a compreenderem melhor nosso mundo em constante mudança. Agradeço por nos acompanhar e estou aqui para fornecer notícias confiáveis e relevantes.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE