Connect with us
Lula assume liderança do G20 e apresenta diretrizes Lula assume liderança do G20 e apresenta diretrizes

Notícias

Lula assume liderança do G20 e apresenta diretrizes

Artigo

em

O presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva apresentou diretrizes para a gestão brasileira no comando do G20, ressaltando o combate à fome, questões ambientais e a necessidade de reforma nas instituições de governança global. Lula destacou a necessidade de paz e cooperação, evitando que questões geopolíticas dominem o foco do bloco.

Enfrentando conflitos geopolíticos

O conflito na Ucrânia tem sido um ponto de desacordo entre os integrantes do G20. A abordagem desse problema quase impediu a divulgação da declaração final. No entanto, o documento foi publicado sem menções diretas à Rússia.

PUBLICIDADE

> ‘Não nos interessa um G20 dividido. Só com uma ação conjunta é que podemos fazer frente aos desafios dos nossos dias. Precisamos de paz e cooperação em vez de conflitos’, disse Lula.

Reforma nas instituições de governança global

Lula também destacou a necessidade de maior participação dos países emergentes nas decisões do Banco Mundial e do FMI. Ele defendeu a revitalização da OMC e a reforma do Conselho de Segurança da ONU.

PUBLICIDADE

O presidente ressaltou que a dívida externa dos países pobres precisa ser equacionada e revista por instituições financeiras internacionais.

Prioridades do mandato brasileiro

O mandato brasileiro na presidência do G20 terá três prioridades:

PUBLICIDADE

1. Inclusão social e combate à fome,
2. Transição energética e desenvolvimento sustentável,
3. Reforma das instituições de governança global.

Ele também afirmou que os problemas globais só serão enfrentados se o mundo resolver as desigualdades de renda, acesso à saúde, educação e alimentação, de gênero e raça, e de representação.

PUBLICIDADE

Lema do Brasil para a gestão do G20

Lula apresentou o lema que o Brasil adotará para sua gestão à frente do bloco: ‘Construindo um Mundo Justo e um Planeta Sustentável’.

Criação de forças-tarefa

Lula anunciou a criação de duas forças-tarefa:

PUBLICIDADE

– A Aliança Global contra a Fome e a Pobreza,
– A Mobilização Global contra a Mudança do Clima.

Solidariedade global

Lula prestou solidariedade ao povo marroquino, que sofreu um terremoto que vitimou mais de 2.000 pessoas. Ele também mencionou as enchentes no Rio Grande do Sul, causadas pela passagem de um ciclone extratropical.

PUBLICIDADE

Conclusão

O Brasil assume a liderança do G20 com uma agenda focada na luta contra a fome, a transição energética e a reforma das instituições de governança global. O lema ‘Construindo um Mundo Justo e um Planeta Sustentável’ reflete a visão do presidente Lula para um futuro mais equitativo e sustentável.

Para informações adicionais, acesse o site

PUBLICIDADE
‘Este conteúdo foi gerado automaticamente a partir do conteúdo original. Devido às nuances da tradução automática, podem existir pequenas diferenças’.

Jornalista e editora do NHTV, um espaço onde trago as principais notícias do Brasil e do mundo. Minha paixão pelo jornalismo me motivou a criar este site, com o objetivo de oferecer informações precisas e imparciais sobre uma variedade de tópicos. Acredito no poder do jornalismo para informar, inspirar e capacitar as pessoas a compreenderem melhor nosso mundo em constante mudança. Agradeço por nos acompanhar e estou aqui para fornecer notícias confiáveis e relevantes.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE