Connect with us
Miriam Leitão apresenta Amazônia na encruzilhada" em Brasília" Miriam Leitão apresenta Amazônia na encruzilhada" em Brasília"

Notícias

Miriam Leitão apresenta Amazônia na encruzilhada” em Brasília”

Artigo

em

A respeitada jornalista brasileira Miriam Leitão, conhecida por sua análise e cobertura perspicaz de eventos econômicos, retorna às prateleiras das livrarias com sua mais recente obra. A obra, intitulada ‘Amazônia na encruzilhada – O poder da destruição e o tempo das possibilidades’, traz um relato detalhado da situação atual da região amazônica e de sua população, especialmente após quatro anos sob a administração do presidente Jair Bolsonaro.

Uma análise profunda da Amazônia

Na capa do livro, Leitão questiona como, em quase uma década, foi possível reduzir drasticamente as taxas de desmatamento, uma vitória comparável ao Plano Real (tema de outro livro da autora, ‘Saga Brasileira’). Ela também questiona como o país retrocedeu e agora enfrenta um aumento no desmatamento. No entanto, a autora acredita que ‘há ainda uma chance de mudar esse cenário’.

PUBLICIDADE

Leitão expressou sua preocupação com o que viu na Amazônia, mas também enfatizou a existência de possibilidades e tempo – embora limitado – para mudar a situação. ‘Precisamos entender o potencial desse patrimônio natural que possuímos, que é vasto e crucial para nós e para o planeta. Neste livro, quis alertar sobre a importância da Amazônia e, ao mesmo tempo, destacar alguns dos problemas. E apontar caminhos para sairmos desse impasse, caminhos que conduzam à preservação e ao desenvolvimento’, afirmou Leitão ao Correio.

O lançamento do livro

O lançamento do livro, realizado em uma livraria em um shopping de Brasília, contou com a presença de colegas do jornalismo político e econômico, admiradores e muitas ‘fontes’ – como são conhecidas as autoridades que costumam ser consultadas por jornalistas na cobertura dos acontecimentos do cotidiano. Dentre as personalidades presentes estavam a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, o presidente do Superior Tribunal Militar (STM), brigadeiro Joseli Camelo, e o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin.

PUBLICIDADE

Metodologia de pesquisa e conteúdo do livro

Para a elaboração do livro, Leitão se baseou em amplas pesquisas, entrevistas com especialistas, indigenistas e estudiosos da questão amazônica e também em suas próprias observações e experiências durante uma viagem à região após a pandemia de COVID-19.

O resultado é uma obra robusta, com mais de 400 páginas, em que a jornalista retrata o rápido avanço da destruição da floresta, impulsionado pela mineração ilegal e por outras práticas criminosas.

PUBLICIDADE

Leitão também visitou comunidades tradicionais, conversou com moradores e chegou à conclusão de que era necessário ‘ser aliada deles’. ‘O livro é uma tentativa de trazer reforços para quem está na Amazônia lutando por ela’, sintetizou.

Detalhes do livro

‘Amazônia na encruzilhada – O poder da destruição e o tempo das possibilidades’ é um lançamento da Editora Intrínseca e custa R$ 99,90.

PUBLICIDADE

Mantenha-se atualizado

Se você gostou desta matéria, escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:

Dê sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail [email protected]

PUBLICIDADE

Para informações adicionais, acesse o site

‘Este conteúdo foi gerado automaticamente a partir do conteúdo original. Devido às nuances da tradução automática, podem existir pequenas diferenças’.
PUBLICIDADE

Jornalista e editora do NHTV, um espaço onde trago as principais notícias do Brasil e do mundo. Minha paixão pelo jornalismo me motivou a criar este site, com o objetivo de oferecer informações precisas e imparciais sobre uma variedade de tópicos. Acredito no poder do jornalismo para informar, inspirar e capacitar as pessoas a compreenderem melhor nosso mundo em constante mudança. Agradeço por nos acompanhar e estou aqui para fornecer notícias confiáveis e relevantes.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE