Connect with us
Modernização dos controladores de trânsito inicia na região central Modernização dos controladores de trânsito inicia na região central

Notícias

Modernização dos controladores de trânsito inicia na região central

Artigo

em

Introdução

Na última terça-feira, 31, a cidade de Porto Alegre deu início a uma importante iniciativa de modernização: a atualização dos controladores de semáforos com tecnologia sem cabos (4G ou fibra).

Primeira qualificação

A primeira interseção que recebeu a atualização foi a do cruzamento da Loureiro da Silva com a João Alfredo, localizada no coração da cidade. Este eixo receberá melhorias em 14 pontos entre a João Alfredo e a João Pessoa.

PUBLICIDADE

Objetivos da Modernização

O diretor-presidente da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Pedro Bisch Neto, e o secretário adjunto de Mobilidade Urbana, Matheus Ayres, acompanharam o trabalho da equipe técnica que deu início ao Programa Sinal Verde, anunciado no dia 23 de outembro.

> ‘Nosso objetivo é garantir mais fluidez no trânsito. Estamos investindo em tecnologia e em infraestrutura, de modo que isso reflita na vida do cidadão na redução do tempo de viagem e também na diminuição dos congestionamentos’, destacou Bisch Neto.

PUBLICIDADE

Modernização e Infraestrutura

Além dos pontos que começaram a receber a mudança tecnológica, outros eixos da Loureiro da Silva, entre Edvaldo Pereira Paiva e Augusto de Carvalho, também receberão atualização nessa primeira fase. Nas próximas semanas, trechos na Wenceslau Escobar, José Pedro Boéssio, Tarso Dutra, Salvador França e Salgado Filho passarão a ter comunicação sem cabos.

Estatísticas e Metas

Nesta etapa, prevista para ser concluída até março, haverá a atualização de 363 controladores em eixos importantes para o trânsito da Capital. A meta na primeira fase é aumentar de 62% para 90% o índice de comunicação nos controladores semafóricos desses eixos.

PUBLICIDADE

Sinal Verde e Investimentos

Porto Alegre tem em torno de 1.430 locais semaforizados, com 11.072 semáforos, os quais são gerenciados por cerca de 900 controladores de programação semafórica. Desde o começo do governo foram investidos R$ 12,65 milhões na modernização do parque, sendo R$ 9,5 milhões nesta etapa que inclui a modernização de 634 dos 900 controladores semafóricos.

Futuro da Modernização

Até o primeiro semestre de 2024, Porto Alegre terá 70% da rede com comunicação por tecnologia sem cabos (4G ou fibra), o que permitirá que se atinja a meta de 90% da comunicação semafórica nos eixos contemplados pelo programa, refletindo na diminuição dos congestionamentos em ao menos 20% e reduzindo o tempo de percurso entre as sinaleiras desses eixos nos pontos em que haverá o upgrade.

PUBLICIDADE

Vias contempladas

Confira as vias contempladas nesta primeira etapa:

1. Avenida Loureiro da Silva (João Alfredo/João Pessoa)
2. Terceira Perimetral (Tarso Dutra/Salvador França)
3. Wenceslau Escobar (faixa reversível)
4. Avenida Loureiro da Silva (Edvaldo P. Paiva/Augusto de Carvalho)
5. Salgado Filho (João Pessoa/Borges de Medeiros)
6. Avenida Bento Gonçalves (Luiz de Camões/Azenha)
7. Avenida Borges de Medeiros (A. Klinger Filho/Aureliano de F. Pinto)
8. Avenida Assis Brasil (Bogotá/Carneiro da Fontoura)
9. Avenida João Pessoa (Venâncio Aires/Shopping J. Pessoa)
10. Avenida Farrapos (São Pedro/Garibaldi)
11. Avenida Bento Gonçalves (Silvado/Barão do Amazonas)
12. Avenida Borges de Medeiros (Ipiranga/José de Alencar)
13. Avenida Assis Brasil (Bernardino S. Amorim)
14. Avenida Farrapos (A. J. Renner/Brasil)
15. Avenida Padre Cacique (Otávio Dutra/Pinheiro Borda)
16. Avenida Wenceslau Escobar (Otto Niemeyer/Landel de Moura)
17. Estrada Costa Gama (Sarmento Barata/Afonso L. Mariante)
18. Avenida Plínio Brasil Milano (Plínio Brasil Milano)
19. Avenida Cavalhada (Campos Velho/Otto Niemeyer)
20. Avenida Assis Brasil (Luzitana)
21. Avenida Baltazar O. Garcia (Adda Mascarenhas de Moraes/Triângulo)
22. Avenida Baltazar O. Garcia (Delmar R. Barbosa – divisa Alvorada)
23. Avenida Wenceslau Escobar (Diário de Notícias/Gen. Rondon)
24. Avenida Baltazar O. Garcia (Manoel Elias)
25. Avenida Bento Gonçalves (João de O. Remião/Antônio de Carvalho)
26. Avenida Cavalhada (Mário Totta/Eduardo Prado)
27. Avenida Cristóvão Colombo (Benjamin Constant/Ramiro Barcelos)

PUBLICIDADE

Conclusão

A modernização dos controladores de semáforos é um passo significativo para a melhoria do trânsito em Porto Alegre. Com a atualização da tecnologia e a infraestrutura, espera-se uma maior fluidez no trânsito e uma redução no tempo de viagem para os cidadãos.

Links Úteis

Leia mais: Porto Alegre terá 70% dos controladores de semáforos com tecnologia 4G e fibra ótica

PUBLICIDADE

Para informações adicionais, acesse o site

‘Este conteúdo foi gerado automaticamente a partir do conteúdo original. Devido às nuances da tradução automática, podem existir pequenas diferenças’.
PUBLICIDADE

Jornalista e editora do NHTV, um espaço onde trago as principais notícias do Brasil e do mundo. Minha paixão pelo jornalismo me motivou a criar este site, com o objetivo de oferecer informações precisas e imparciais sobre uma variedade de tópicos. Acredito no poder do jornalismo para informar, inspirar e capacitar as pessoas a compreenderem melhor nosso mundo em constante mudança. Agradeço por nos acompanhar e estou aqui para fornecer notícias confiáveis e relevantes.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE