Connect with us
MPCE e Prefeitura de Cedro - Um Acordo para Concurso Público MPCE e Prefeitura de Cedro - Um Acordo para Concurso Público

Notícias

MPCE e Prefeitura de Cedro – Um Acordo para Concurso Público

Artigo

em

Introdução

Em 1º de novembro de 2023, o Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) e a Prefeitura de Cedro chegaram a um acordo importante. Este acordo, um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), foi estabelecido para assegurar a realização de um concurso público na cidade.

O Contexto e a Necessidade do Acordo

O acordo surgiu após a Prefeitura de Cedro seguir a recomendação do MPCE para suspender um processo seletivo para a contratação de servidores temporários. O promotor de Justiça, Alexandre Paschoal Konstatinou, identificou irregularidades no Edital n° 01/2023, que ratificava o referido processo seletivo.

PUBLICIDADE

A Recomendação do MPCE

Em junho do mesmo ano, Konstantinou recomendou que a Prefeitura de Cedro suspendesse o processo seletivo e, em vez disso, realizasse um concurso público para atender à demanda por funcionários públicos efetivos na cidade. A Prefeitura acatou a recomendação em julho e se comprometeu a suspender o edital do processo seletivo irregular.

A Situação dos Concursos em Cedro

Vale destacar que o município de Cedro não realiza concurso público para contratação em cargos efetivos desde 2014. Segundo o termo assinado, essa situação viola princípios da administração pública estabelecidos pela Constituição Federal.

PUBLICIDADE

Os Próximos Passos

Conforme o TAC, a Prefeitura de Cedro tem a obrigação de enviar, em até 30 dias úteis, um projeto de lei para a Câmara Municipal. Este projeto deve prever a realização de um novo processo seletivo para suprir as necessidades administrativas do município.

Além disso, o TAC estipula que o executivo municipal tem um prazo de 45 dias úteis para abrir a licitação que contratará a entidade responsável pela realização do concurso público.

PUBLICIDADE

A Consequência do Descumprimento

A Prefeitura tem três meses para comprovar que convocou o processo seletivo em conformidade com as determinações legais. Caso não cumpra as obrigações assumidas no acordo com o MPCE, o prefeito estará sujeito a uma multa de R$ 5.000,00 por dia de atraso.

Destino da Multa

O valor da multa será direcionado para o Fundo Estadual de Direitos Difusos (FDID).

PUBLICIDADE

Contato para Mais Informações

Para mais informações, entre em contato com a Secretaria de Comunicação do Ministério Público do Estado do Ceará pelo e-mail: [email protected]

Conclusão

O acordo firmado entre o MPCE e a Prefeitura de Cedro representa um passo significativo para o município. O novo concurso público, além de sanar as irregularidades do processo seletivo anterior, proporcionará a oportunidade de emprego para muitos cidadãos.

PUBLICIDADE

Espera-se que a Prefeitura cumpra com as obrigações estabelecidas no TAC, para que o concurso público possa ser realizado o mais breve possível.

Para informações adicionais, acesse o site

PUBLICIDADE
‘Este conteúdo foi gerado automaticamente a partir do conteúdo original. Devido às nuances da tradução automática, podem existir pequenas diferenças’.

Jornalista e editora do NHTV, um espaço onde trago as principais notícias do Brasil e do mundo. Minha paixão pelo jornalismo me motivou a criar este site, com o objetivo de oferecer informações precisas e imparciais sobre uma variedade de tópicos. Acredito no poder do jornalismo para informar, inspirar e capacitar as pessoas a compreenderem melhor nosso mundo em constante mudança. Agradeço por nos acompanhar e estou aqui para fornecer notícias confiáveis e relevantes.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE