Connect with us
Ônibus Elétrico Mercedes-Benz eO500 U na Fórmula 1 em São Paulo Ônibus Elétrico Mercedes-Benz eO500 U na Fórmula 1 em São Paulo

Notícias

Ônibus Elétrico Mercedes-Benz eO500 U na Fórmula 1 em São Paulo

Artigo

em

A crescente preocupação com a sustentabilidade e o meio ambiente está levando muitas cidades a adotar estratégias de transporte mais ecológicas. Uma dessas estratégias é a utilização de ônibus elétricos, que produzem menos emissões de gases de efeito estufa e são mais eficientes em termos de energia. Em São Paulo, os ônibus elétricos Mercedes-Benz eO500 U estão fazendo uma grande diferença, especialmente durante eventos de grande porte como a Fórmula 1.

SPTrans e a Eletrificação do Transporte Público

A SPTrans, empresa responsável pela gestão do transporte público na cidade de São Paulo, tem feito esforços significativos para eletrificar a frota de ônibus da cidade. Como parte desses esforços, a empresa tem usado os ônibus elétricos Mercedes-Benz eO500 U em eventos importantes na cidade, como a Fórmula 1.

PUBLICIDADE

Ônibus Elétricos na Fórmula 1

Durante o Grande Prêmio de Fórmula 1, realizado em Interlagos, a SPTrans organizou um esquema especial de transporte para o público. O destaque foi o uso de ônibus elétricos, especialmente o modelo Mercedes-Benz eO500 U. Esse ônibus não só transportou o público, mas também serviu como uma vitrine para a tecnologia de transporte elétrico.

Características do Ônibus Elétrico Mercedes-Benz eO500 U

O Mercedes-Benz eO500 U é um veículo de piso baixo, equipado com a tecnologia NMC 3 (terceira geração do Níquel, Manganês e Cobalto), que oferece maior densidade energética. Isso permite que o ônibus tenha uma autonomia de até 300 quilômetros com uma única carga. Além disso, o ônibus tem uma potência de 340 cv, tornando-o mais potente do que outros ônibus do mesmo porte.

PUBLICIDADE

Outras características notáveis do ônibus incluem ar-condicionado e entradas USB para celulares. O modelo foi exposto na BusWorld, a maior feira de ônibus do mundo, realizada em Bruxelas, Bélgica.

Planos de Expansão para o Ônibus Elétrico

A Mercedes-Benz anunciou planos de exportação para o modelo e a entrega de 50 unidades para o sistema de transporte de São Paulo ainda neste ano. Dessas 50 unidades, 40 serão para a Viação Metrópole Paulista, que atende às zonas Sul e Leste, oito ônibus para a MobiBrasil, da zona Sul, e mais duas unidades para a Empresa de Transportes Urbanos Sambaíba, que atende à zona Norte.

PUBLICIDADE

Transporte na Fórmula 1

Durante o Grande Prêmio de São Paulo 2023, a SPTrans ativou cinco linhas especiais de ônibus e vans para transportar o público até o Autódromo José Carlos Pace. Para facilitar o acesso, três linhas ofereceram transporte direto de pontos estratégicos até Interlagos, enquanto uma quarta linha operou um itinerário circular entre a Estação Autódromo e os portões de acesso ao evento.

Para o público com deficiência, a SPTrans disponibilizou vans do Serviço Atende+ com itinerários especialmente criados para o evento.

PUBLICIDADE

Linhas Especiais de Ônibus para o Grande Prêmio

As linhas especiais de ônibus operaram entre 6h e 7h, com tarifa de R$ 4,40. O desembarque foi feito em pontos próximos ao Autódromo. Entre as linhas estavam a 606F/10 Circular Fórmula 1 – Autódromo, a 606P/10 Shopping SP Market – F1, a 606A/10 Aeroporto – Fórmula 1 e a 906T/10 Trianon/MASP – Fórmula 1.

Para a saída do público, também foram ativadas as linhas especiais 607F/10 Terminal Santo Amaro – F1 e 906T/10 Trianon/MASP – Fórmula 1.

PUBLICIDADE

Serviço Atende+

As vans do Serviço Atende+ ofereceram transporte gratuito para pessoas com deficiência. Os veículos operaram entre 6h e 5h, atendendo a pontos estratégicos como a Estação Autódromo, Shopping SP Market, Terminal Metropolitano Jabaquara e Trianon/MASP.

Ônibus Elétricos em São Paulo: Investimento e Financiamento

A substituição da frota de ônibus a diesel por ônibus elétricos em São Paulo é uma tarefa cara, mas a cidade tem buscado várias fontes de financiamento para tornar essa transição possível.

PUBLICIDADE

De onde vem o dinheiro para ônibus elétricos em São Paulo?

A meta de 2,6 mil ônibus elétricos até o fim de 2024 deve custar cerca de R$ 8 bilhões. A prefeitura obteve R$ 5,75 bilhões em financiamentos de várias fontes e vai injetar R$ 165 milhões dos cofres públicos como contrapartida. Os R$ 2 bilhões restantes serão arcados pelas empresas de ônibus, que receberão subsídios.

Esses recursos serão divididos em financiamentos, contrapartida da prefeitura e empresas de ônibus com subsídios maiores.

PUBLICIDADE

Financiamentos

A cidade de São Paulo conseguiu R$ 5,75 bilhões em financiamentos de várias fontes:

– R$ 2,5 bilhões do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social)
– R$ 2,5 bilhões do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) e do Banco Mundial
– R$ 250 milhões do BB (Banco do Brasil)
– R$ 500 milhões da CEF (Caixa Econômica Federal)

PUBLICIDADE

Contrapartida da Prefeitura

A prefeitura de São Paulo vai contribuir com R$ 165 milhões.

Empresas de Ônibus com Subsídios Maiores

As empresas de ônibus vão arcar com R$ 2 bilhões, mas receberão subsídios maiores pelos ônibus elétricos. A SPTrans informou que as empresas receberão subsídios 15% maiores para operar ônibus elétricos.

PUBLICIDADE

Avanços na Eletrificação do Transporte Público em São Paulo

Embora a meta de 2,6 mil ônibus elétricos até o fim de 2024 seja ambiciosa, a cidade de São Paulo já fez progressos significativos na eletrificação do transporte público.

Ônibus Elétricos Atuais em São Paulo

Atualmente, a cidade de São Paulo tem 19 ônibus elétricos em operação, além de 201 trólebus. Esses veículos são operados pel

PUBLICIDADE

Para informações adicionais, acesse o site

‘Este conteúdo foi gerado automaticamente a partir do conteúdo original. Devido às nuances da tradução automática, podem existir pequenas diferenças’.
PUBLICIDADE

Jornalista e editora do NHTV, um espaço onde trago as principais notícias do Brasil e do mundo. Minha paixão pelo jornalismo me motivou a criar este site, com o objetivo de oferecer informações precisas e imparciais sobre uma variedade de tópicos. Acredito no poder do jornalismo para informar, inspirar e capacitar as pessoas a compreenderem melhor nosso mundo em constante mudança. Agradeço por nos acompanhar e estou aqui para fornecer notícias confiáveis e relevantes.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE