Connect with us
Operação Goiás Alerta e Solidário - Uma Iniciativa Humanitária Operação Goiás Alerta e Solidário - Uma Iniciativa Humanitária

Notícias

Operação Goiás Alerta e Solidário – Uma Iniciativa Humanitária

Artigo

em

A Operação Goiás Alerta e Solidário, uma iniciativa do governo estadual, está em pleno andamento, trazendo benefícios sociais para as populações em situação de risco.

O Início da Operação

A primeira fase da Operação Goiás Alerta e Solidário 2023/2024 foi planejada para partir de Goiânia nesta segunda-feira (06/11), rumo à região norte do estado. A partir desta terça-feira (07/11), a Iniciativa Social Goiás fornecerá 18.903 benefícios sociais em 31 municípios.

PUBLICIDADE

Objetivo da Operação

Segundo o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas do Estado de Goiás (CimehGO), o objetivo é oferecer proteção a famílias vulneráveis que vivem em áreas de risco e que podem ser afetadas por chuvas intensas entre dezembro de 2023 e fevereiro de 2024.

Primeira Etapa da Operação

Nesta primeira etapa, a Organização Voluntária de Goiás (OVG) fornecerá benefícios sociais a 1.140 domicílios em áreas de risco, dos quais 995 estão em áreas rurais, de acordo com um mapa realizado em cooperação com as autoridades locais. 145 domicílios estão em áreas urbanas.

PUBLICIDADE

Benefícios Extraordinários

Os benefícios extraordinários incluem 1.144 filtros de barro e 2.675 cadeiras de rodas. Fraldas descartáveis, kit de enxoval para bebês e leite também serão doados.

Ação Humanitária em Movimento

Espera-se que a construção seja concluída até 25 de novembro. Foram estabelecidos sete pontos de apoio ao inventário em Campos Velos para garantir uma logística mais ágil e estabelecer um estoque de emergência de mercadorias prontas para uso.

PUBLICIDADE

Municípios Beneficiados

Os municípios selecionados para a primeira fase da operação incluem Alto Paraíso de Goiás, Campinas, Carmo do Rio Verde, Cavalcante, Colinas do Sul, Flores de Goiás, Formoso, Goianésia, Guaraita, Guarinos e Heitlai.

Operação Goiás Alerta e Solidário: Uma Iniciativa Unificadora

Lançada pelo governador Ronaldo Caiado em outubro deste ano, a Operação Goiás Alerta e Solidário segue o modelo do Nordeste Solidário, uma operação para combater a falta de proteção nos municípios afetados pela chuva.

PUBLICIDADE

Redução de Emergências

Graças aos esforços de prevenção do Goiás Social, o número de municípios que declararam estado de emergência diminuiu de 24 em 2021 para 8 em 2022.

Ações de Prevenção, Socorro e Recuperação

A Operação Goiás Alerta e Solidário mobiliza vários setores do governo estadual para fornecer ações de prevenção, socorro e recuperação. Além de fornecer benefícios, o planejamento de contingência também prevê serviços de restauração e manutenção de sua rede asfáltica e busca e resgate por uma equipe de especialistas.

PUBLICIDADE

# Conclusão

“Em Goiás, conseguimos montar essa medida preventiva para minimizar quaisquer problemas que possam surgir. Estamos mais uma vez bem posicionados para atender as áreas mais afetadas. Nossa missão é salvar vidas e prevenir tragédias maiores”, disse Gracinha Caiado, Primeira-Dama e Coordenadora do Goiás Social.

PUBLICIDADE

Gracinha Caiado, Primeira-Dama e Coordenadora do Goiás Social: “Nossa missão é salvar vidas e prevenir tragédias maiores.” (Foto: Lucas Delamare e Enrique Ruiz)

A Operação Goiás Alerta e Solidário é mais uma prova do compromisso do governo estadual com a proteção e o bem-estar de sua população. Ao fornecer benefícios e serviços essenciais, está fazendo tudo ao seu alcance para minimizar os efeitos das chuvas intensas e garantir a dignidade das famílias em situação de risco.

PUBLICIDADE

Link da fonte

Para informações adicionais, acesse o site

PUBLICIDADE
‘Este conteúdo foi gerado automaticamente a partir do conteúdo original. Devido às nuances da tradução automática, podem existir pequenas diferenças’.

Jornalista e editora do NHTV, um espaço onde trago as principais notícias do Brasil e do mundo. Minha paixão pelo jornalismo me motivou a criar este site, com o objetivo de oferecer informações precisas e imparciais sobre uma variedade de tópicos. Acredito no poder do jornalismo para informar, inspirar e capacitar as pessoas a compreenderem melhor nosso mundo em constante mudança. Agradeço por nos acompanhar e estou aqui para fornecer notícias confiáveis e relevantes.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE